Uma parceria entre o Grupo Servioeste, Laboratório Ridiger, Clínica Popular ACM, Vida Emergência Médica e Postos Nota 10, oferece testes rápidos Covid-19 em drive-thru.

Os testes em drive-thru serão neste sábado, dia 04/06, das 8h às 18h, no Posto Nota 10 – rua Fernando Machado n. 1294, esquina com a rua São João.

Não é necessário agendamento e o paciente deve permanecer no interior do veículo. A ação tem apoio da Secretaria da Municipal da Saúde. Toda população pode realizar o exame, sem restrições.

O teste ajuda a esclarecer dúvidas de pessoas com sintomas ou que tiveram contato com alguém positivado.

Como é feito o teste

O exame se dá pelo sangue coletado da ponta do dedo (a exemplo do exame rápido para glicemia). A amostra é submetida à análise (chamada kit rápido) e identifica se o paciente possui anticorpos produzidos pelo organismo depois de infectado pelo Covid-19.

As coletas e análises são feitas por técnicos do Laboratório Ridiger. O laudo estará disponível ao paciente em 15 minutos. Em caso positivo, o teste indica se a pessoa se contaminou há dois ou três dias ou se a contaminação ocorreu há 15, 20 dias ou mais. “O bioquímico tem como interpretar se o paciente está contaminado, se tem defesas (anticorpos) e quando ocorreu a contaminação”, afirma Ridiger Clauss, bioquímico responsável pelo Laboratório Ridiger.

O laboratório precisa informar aos órgãos de saúde no caso de resultado positivo via plataforma e-SUS, ao Ministério da Saúde e à Vigilância Epidemiológica municipal.

Em caso positivo, a orientação é procurar os serviços de epidemiologia do município.

Os kits diagnósticos Covid-19 são da Wama Diagnóstica, tem acima de 93% de sensibilidade e 97% de especificidade – muito próximos ao exame molecular.

O exame custa R$ 130,00