Narciso Barone – Redação Seo On
O empresário Sidney Oliveira, dono da rede de farmácias Ultrafarma, foi preso na manhã desta terça-feira (12) durante uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que visa desarticular um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria de Estado da Fazenda.
Segundo o MP-SP, três mandados de prisão foram expedidos, tendo como alvo um fiscal de tributos estadual — apontado como o principal operador do esquema —, Sidney Oliveira e outro empresário, sócio de uma empresa beneficiada pelas ações ilícitas.
Mandados de busca e apreensão
As equipes também cumprem mandados de busca e apreensão em endereços residenciais dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas. As diligências seguem em andamento, e até o momento a Ultrafarma não se manifestou oficialmente sobre a prisão de seu proprietário.
Esquema de propina bilionária
O Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec) identificou uma organização criminosa que favorecia empresas do varejo em troca de propina. As investigações indicam que o fiscal manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de créditos tributários.
Os pagamentos ilícitos, que somam cerca de R$ 1 bilhão, eram feitos por meio de uma empresa registrada em nome da mãe do servidor.
Possíveis crimes
Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O MP-SP informou que a operação conta com respaldo legal e apoio de órgãos de fiscalização para garantir o cumprimento das medidas judiciais.
Fonte: Zero Hora