quinta-feira, 29 fevereiro, 2024

Secretaria promove ações preventivas para o Carnaval 2024

Compartilhe essa notícia:

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro acontece o Carnaval, uma festa tradicional onde as pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar esse momento com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde realizará ação de orientação aos foliões.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, entre as ações estão a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com  disponibilização de preservativos nos Centros de Saúde da Família; oferta de testagem rápida para as IST; Educação em Saúde e Sala de Espera sobre prevenção de IST; orientações sobre PrEP e PEP.

Além disso, terá também ação de orientação, testagem e aconselhamento, em parceria com a Secretaria da Família e Proteção Social, na terça-feira (06) no Carnaval dos Idosos, das 13h30 às 18 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

Também terá ação de Testagem e Aconselhamento, com o Vacimóvel, na sexta-feira (09), das 13h às 18 horas na praça Coronel Bertaso.

Danielli comenta ainda que além das ações, todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário. A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos das 16h às 20 horas de no facultativo (segunda e terça feira) das 8 às 20h.

O Secretário falou ainda que no município de Chapecó conta com o Serviço de Atendimento Especializado – SAE que fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, anexo a Policlínica Municipal. O serviço atende e acompanha pacientes em tratamento vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, enfatizou.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Medida é para evitar circulação de fake news e montagens Por unanimidade, o Tribunal Superior...

Jovem de 17 anos é preso por tráfico de drogas

Com ele foi encontrado mais de três mil reais em dinheiro, drogas e telefone Na...

Volta às aulas fomenta comércio Catarinense

Empresas registraram aumento de 3,4% no faturamento em relação ao ano passado Os resultados das...

Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Inscritos de 5.555 municípios vão participar da seleção Dos mais de 2,1 milhões de candidatos...