sábado, 30 agosto, 2025

Parceria entre Brics aumenta capacidade de produção de medicamentos

Compartilhe essa notícia:

A Parceria para a Eliminação das Doenças Socialmente Determinadas, lançada nesta segunda-feira (7) pelos países que compõem o Brics, aumentará a capacidade de produção de medicamentos e vacinas no Sul Global, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os países estão reunidos no Rio de Janeiro, para a 17ª cúpula do grupo.

O ministro citou, por exemplo, as parcerias já feitas com a China e a Índia, para a produção de insulina humana e de medicamento contra a tuberculose.

“Isso garante a segurança e a soberania para os países do Brics, em especial o Brasil. O Brasil hoje voltou a produzir insulina humana. A gente tinha deixado de produzir”, disse Padilha.

Segundo ele, além de aumentar a capacidade de produção de insumos médicos e reduzir a dependência em relação a outros países, essa parceria é um posicionamento político do Brics, em relação a atitudes recentes de países como os Estados Unidos.

“Estamos vivendo um momento em que presidentes de países criticam a Organização Mundial de Saúde, reduzem o financiamento da OMS, fazem campanha contra a vacina, saem de grupos internacionais produtores de vacina. Os Brics estão fazendo um contraponto a isso. Eles estão dizendo aqui que saúde e a vida importam”, disse o ministro.

Padilha afirmou também que o Brasil apresentou um projeto de R$ 1,5 bilhão ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) ─ o banco do Brics ─ para a criação de um instituto tecnológico de medicina inteligente no país, através de uma parceria com a China. 

A previsão é construir um hospital com essa nova tecnologia e espalhar o conceito para unidades de tratamento intensivo em todo o país.

LEIA TAMBÉM  Cutucar o nariz com o dedo pode aumentar o risco de Alzheimer, dizem cientistas australianos

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Sicoob MaxiCrédito inaugura nova agência no Centro de Chapecó

Em celebração ao aniversário de 108 anos de Chapecó, o Sicoob MaxiCrédito inaugurou sua...

Famílias recebem certidões retificadas de mortos pela ditadura militar no Brasil

Famílias de 63 pessoas assassinadas pela ditadura militar (1964-1985) receberam nesta quinta-feira (28) novas...

Chapecó disputa etapa Regional da OLESC em Xaxim

A partir desta quarta-feira (27), Chapecó participa da etapa Regional da Olimpíada Estudantil Catarinense...

Grande Efapi passa a ter novo espaço para a Educação Infantil

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou neste sábado o...