sexta-feira, 9 maio, 2025

HRO realiza primeira cirurgia cardíaca pelo SUS

Compartilhe essa notícia:

Procedimento é mais um passo para a habilitação da Alta Complexidade na instituição 

Um dia para ficar marcado na história do Hospital Regional do Oeste (HRO) e para a Saúde do Oeste de Santa Catarina: no dia 22 de fevereiro, foi realizado o primeiro procedimento cirúrgico em Cardiologia, Alta Complexidade que está em fase de habilitação no hospital. O anúncio foi realizado em novembro de 2024 pelo governador do Estado, Jorginho Mello.

A cirurgia realizada foi para revascularização do miocárdio, mais conhecida como Ponte de Safena e faz parte do tratamento das cardiopatias, aumentando a expectativa e qualidade de vida do paciente. 

Um dos médicos responsáveis pelo procedimento, o Cirurgião Cardiovascular Lucas Krieger Martins (CRM-RS 28.238), destaca que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade mundial e considera que Chapecó, como um grande polo em pleno desenvolvimento, dá um importante passo ao ampliar a assistência à população na área da Cardiologia.

A mudança representa mais segurança para os pacientes, que, sem o deslocamento, podem ser atendidos pertinho de casa. Antes, havia necessidade de o paciente ser transferido para um hospital de referência em outro município, o que acabava atrasando todo o atendimento. 

O paciente Valdecir Bagnara, de 72 anos, morador de Chapecó, foi encaminhado para realizar a cirurgia após sofrer um infarto e, dois dias após o procedimento, comemorava a tranquilidade de realizar o tratamento na sua cidade. “Para mim foi com muita segurança, porque abrindo a Cardiologia aqui em Chapecó, para nós é tudo mais rápido, mais perto, a gente aproveita mais o tempo. Ir para fora sempre é um pouco mais difícil”.

O Cirurgião Cardiovascular vê a habilitação da Alta Complexidade como uma conquista para a saúde do Oeste. “Esta primeira cirurgia, totalmente amparada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um marco, um avançado necessário, merecido e fundamental à população que só cresce, tanto em quantidade quanto em qualidade. Ficamos muito felizes e honrados em poder ajudar neste desenvolvimento”.

LEIA TAMBÉM  Estrangeiro preso carregava drogas e seria membro de facção da América do Sul

Bagnara, com a expectativa de retomar uma rotina mais ativa, reforça a qualidade do atendimento da equipe médica, de enfermeiros e fisioterapeutas, fundamentais para sua pronta recuperação. “Antes eu era limitado, tinha coisas que tinha que parar bastante porque o coração saía do ritmo. Agora, eu espero que se torne quase uma vida normal, só com algumas limitações, mas que dentro do possível a gente possa fazer tudo”, comenta. 

Martins destaca ainda que este foi apenas o início do trabalho. “Os próximos passos já estão sendo planejados, com o objetivo de melhorar a assistência na área de Cardiologia, sem perder o foco em outras, tendo sempre o espírito de cooperação tanto com as demais áreas da medicina quanto com a sociedade”. 

ESTRUTURA DO HRO

Atualmente, o Hospital já conta com uma estrutura de ponta para atendimento dos serviços de Cardiologia e Vascular. Além disso, trabalha em conjunto com a estrutura do serviço de Hemodinâmica – que diagnostica e trata disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas de Média Complexidade. Com o processo de credenciamento, haverá aprimoramento dos serviços em Alta Complexidade.

Ao todo, o HRO atende atualmente uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, em 130 municípios do Oeste catarinense. A estrutura do hospital conta com 306 leitos, 30 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, mais 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 2 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Mais de 93% dos atendimentos realizados na instituição são via SUS.

À frente do HRO há 27 anos, a ALVF, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, se dedica à busca constante por melhorias que promovam serviços de excelência na saúde e garantam o atendimento das necessidades de todo o Grande Oeste Catarinense.

LEIA TAMBÉM  Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Jorge Jesus deixa o comando do Al-Hilal

O Al-Hilal (Arábia Saudita) anunciou nesta sexta-feira (2) a rescisão de contrato com o...

Adolescente é apreendido por porte ilegal de arma de fogo em Chapecó

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na tarde desta segunda-feira (5) por porte...

Lei torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc e prorroga incentivos ao setor audiovisual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (2), o Projeto de...

Dólar inicia mês em baixa com chances de negociação entre EUA e China

As chances de negociações entre Estados Unidos e China contribuíram para que o mercado...
error: Este conteúdo é protegido !!