24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a conhecida paralisia infantil. A data foi criada pelo Rotary Internacional para homenagear Jonas Salk, líder da equipe que desenvolveu a primeira vacina contra a poliomielite.
A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por fezes ou secreções de pessoas infectadas.
No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989 e o país foi declarado livre da doença em 1994, graças a todas as ações contra a doença, como a vacina, que é a única forma de prevenir a doença que não tem cura nem tratamento.
A pólio afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus se espalha de pessoa para pessoa, geralmente por meio de água contaminada.
O Rotary Club do mundo todo trabalha na luta contra a pólio há mais de 35 anos. Junto com seus parceiros, já ajudou a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a doença em 122 países.
A data é importante para conscientizar sobre os perigos da doença, que pode voltar devido à baixa cobertura vacinal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para o risco de reintrodução do vírus, devido a casos da doença ainda em alguns países.
O Rotary Clube de Chapeco Sul Centenário pede a todos os papais e mamães que levem seus filhos ao posto de saúde mais próximo para fazer a vacina. A vacina salva vidas.