segunda-feira, 12 janeiro, 2026

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil, aponta IBGE

Compartilhe essa notícia:

Santa Catarina alcançou a segunda menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais, segundo dados da PNAD Contínua – Educação 2024, divulgados pelo IBGE. O estado registrou índice de 1,9%, atrás apenas do Distrito Federal, que apresentou 1,8%. A média nacional foi de 5,3%, quase três vezes maior que a catarinense.

Avanço em relação a anos anteriores

Em 2022, Santa Catarina ocupava a terceira posição, com 2,2%, empatado com São Paulo. Já em 2024, o estado avançou para a segunda colocação no ranking. O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, destacou que os resultados refletem o compromisso do governo com a educação e a qualificação profissional.

“Alfabetização e qualificação caminham juntas para preparar os catarinenses para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. O avanço representa dignidade, inclusão social e novas oportunidades”, afirmou Oliveira.

Investimentos em programas educacionais

A Secretaria de Estado da Educação (SED) vem implementando iniciativas como o Qualifica SC e o Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem. As ações têm foco no combate às dificuldades de leitura e escrita, especialmente de alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da criação da Escola de Formação de Professores e Gestores.

Segundo a secretária de Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é melhorar o desempenho acadêmico, garantir permanência escolar e oferecer formação continuada aos profissionais da rede. “Nosso foco é fortalecer a alfabetização e apoiar o desenvolvimento dos estudantes e professores”, ressaltou.

Região Sul lidera ranking nacional

A Região Sul é a que apresenta a menor taxa de analfabetismo no Brasil, com média de 2,7%. Dentro do recorte, Santa Catarina lidera (1,9%), seguida por Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%).

No ranking geral, a Região Sudeste aparece em segundo lugar, com 2,8% de analfabetismo, com destaque para o Rio de Janeiro, que registra apenas 2,0%. Já o Centro-Oeste tem média de 3,3%, liderado pelo Distrito Federal (1,8%).

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina proíbe reconstituição de leite em pó importado em novo projeto de lei

Santa Catarina também lidera em empregabilidade

Além da baixa taxa de analfabetismo, o estado se destaca no mercado de trabalho. A PNAD Contínua 2025 mostrou que Santa Catarina registrou a menor taxa de desemprego de sua série histórica iniciada em 2012: 2,2%, diante de uma média nacional de 5,8%.

Isso representa uma redução de 40,5% em relação ao mesmo trimestre de 2022, consolidando Santa Catarina como referência nacional em qualidade de vida, educação e geração de empregos.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Decepção na segunda rodada

Chapecoense se complica diante do Camboriú

Sicoob paga mais de R$ 43 milhões em juros aos cooperados

O Sicoob MaxiCrédito creditou R$ 43,1 milhões em Juros ao Capital na Conta Capital...

Empate na largada do estadual

Time até criou mais oportunidades, mas falhou na finalização diante do Brusque

Santa Catarina tem sete hospitais entre os 100 melhores públicos do Brasil, aponta levantamento

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) apontou os...