Estudo inédito revela que 10% do território catarinense é ocupado por Pinus e Eucalyptus, reforçando o estado como polo florestal do Brasil
Mais de 950 mil hectares do território de Santa Catarina estão cobertos por florestas comerciais plantadas, o equivalente a cerca de 10% da área total do estado. O dado integra o Inventário de Florestas Plantadas de Santa Catarina, lançado nesta sexta-feira (19), em Lages, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc).
Mapeamento detalhado
O estudo inédito traz informações sobre a distribuição, extensão e volume das plantações dos gêneros Pinus spp. e Eucalyptus spp.. Além da área ocupada, o inventário calcula o estoque de madeira disponível para diferentes usos industriais, como serrarias, papel e celulose, painéis e geração de energia.
As mesorregiões Serrana, Oeste e Norte se destacam como principais polos produtores, concentrando a maior parte do volume mapeado.
Ferramenta estratégica para o setor
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, o inventário é um instrumento estratégico para orientar políticas públicas e investimentos privados.
“Com dados técnicos atualizados, Santa Catarina reforça sua capacidade de planejamento. O inventário servirá como base para políticas públicas e investimentos privados, além de ser fundamental para o uso sustentável das florestas, equilibrando desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, afirmou Chiodini.
Tecnologia e precisão
O trabalho foi conduzido por técnicos da Sape e do CAV/Udesc ao longo de 2024. Segundo o coordenador do estudo, Marcos Benedito Schimalski, foram utilizadas tecnologias de sensoriamento remoto combinadas com amostragens em campo para garantir precisão e confiabilidade dos dados.
Acesso aos resultados
O inventário ficará disponível para consulta online nos próximos 15 dias, no site da Udesc. Um e-book também será publicado na plataforma da Udesc e no portal da Sape a partir da próxima semana.
Parceria para pesquisas
Durante o evento de lançamento, foi assinado um Termo de Cooperação entre a Sape e a Udesc para desenvolver projetos de pesquisa, estudos, inventários, extensão e diagnósticos voltados ao setor agropecuário catarinense.
Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape)