Nesta segunda-feira, 4 de agosto, mais de 520 mil estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina retornam às salas de aula. Assim, 1.038 escolas estaduais em todo o estado retomam as atividades do segundo semestre letivo. Durante o recesso escolar, a Secretaria de Estado da Educação (SED) organizou uma Semana Pedagógica que reuniu mais de 35 mil professores para fortalecer as práticas de ensino.
Infraestrutura das escolas estaduais está em foco
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a prioridade em aprimorar a educação e a infraestrutura das unidades de ensino. “O governador Jorginho Mello nos deu a missão de qualificar a aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais. Estamos trabalhando para fortalecer o ensino e recuperar a infraestrutura das escolas”, afirmou. Com efeito, a SED realizou serviços de manutenção em diversas unidades.
No período do recesso, a SED entregou uma obra de reforma e ampliação, além de duas quadras poliesportivas. Também autorizou 12 novas reformas em escolas da rede. Atualmente, existem 154 obras em andamento em todas as regiões de Santa Catarina, o que demonstra o esforço para modernizar os espaços escolares.
Avanço na modernização elétrica
Um dos destaques é o avanço nas reformas das instalações elétricas. No total, 127 escolas estão com obras em execução, enquanto 204 unidades estão em processo de licitação. Além disso, outros 125 projetos estão na fase final de elaboração, com a expectativa de licitação e execução em breve.
Avaliação de aprendizagem segue com o Qualifica SC
Em agosto, os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio participarão do segundo simulado do programa Qualifica SC. A primeira etapa do exame, realizada em julho, contou com a participação de mais de 128 mil estudantes. A iniciativa busca avaliar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente e de qualidade em todo o estado.