quinta-feira, 22 fevereiro, 2024

Reitoria da Unochapecó avalia 2023 e projeta 2024

Compartilhe essa notícia:

De acordo com o reitor Claudio Alcides Jacoski, 2023 foi um ano de desafios superados e metas suplantadas. Agora o foco está nos avanços para 2024.

Durante entrevista coletiva para imprensa, na manhã desta sexta, 15, a reitoria da Unochapecó apresentou dados importantes no segmento do ensino superior, produção de serviços e resultados práticos para comunidade. Concederam a coletiva, além do reitor Claudio Alcides Jacoski, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea De Almeida Leite Marocco, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio da Paixão Rodrigues, o pró-reitor de Administração professor José Alexandre De Toni. A pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner estava em compromisso no Campus São Lourenço do Oeste.

De acordo com o reitor Claudio Jacoski, as conquistas são registradas em inúmeras áreas, a começar pelo esporte. Com forte presença no setor, a instituição está presente em diversas modalidades, como por exemplo, sagrando-se campeã no futsal Panamericano Universitário.

Inúmeras outras atividades destacadas englobam setores como reestruturação organizacional, estrutura física, serviços, implantação da nova logomarca, presença na Efapi 2023, transferência do Centro de Memória do Oeste para ambiente próprio e adequado no interior da universidade, benefícios oriundos de projetos desenvolvidos pelo programa Aprendizado Baseado em Experiências (ABEX), serviços de saúde, CIS/AMOSC – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina com sede na universidade, programa Mais Médicos, controle de acesso ao Campus, entre outros.

ABEX em números apontam que foram 106 turmas entre os mais de 50 cursos superiores que abraçaram desafios oriundos da comunidade. Esiveram envolvidos 2840 estudantes e 179 professores, com participação e envolvimento de 370 organizações externas, públicas ou privadas, quer sejam instituições, empresas e/ou organizações sociais. “Toda essa dedicação resultou em 19.640 pessoas atendidas, com 1.664 produtos gerados e 563 produções acadêmicas”, destacou Jacoski.

Para 2024 a instituição já está com novos projetos científicos aprovados. Para área da saúde, como serviços para análise de água, e outro para controle e combate às zoonoses, por exemplo. Também haverá implantação de novo sistema de sinalização interna através de cores, ajustes e relocação de setores nos espaços internos priorizando novos ambientes para abrigar serviços e demandas. Busca ativa na comunidade local e regional para atender demandas com cursos técnicos e tecnólogos para suprir a mão de obra especializada, implantação de um núcleo de atendimento para o imigrante para inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Entre as maiores conquistas de 2023 destaca-se a classificação da Unochapecó como 9ª universidade mais empreendedora no Brasil, num universo aferido entre 2.595 instituições de ensino superior.

A geração de conhecimento e fomento ao desenvolvimento e empreendedorismo já rendeu para corpo acadêmico, docente e universidade 10 registros de patentes, o que representa alto grau na geração da ciência aliada a demandas dos mais diversos setores. _“A Unochapecó, mantida pela Fundeste já formou no ensino superior mais de 44 mil acadêmicos ao longo de sua trajetória em mais de 50 anos. Temos muito ainda por fazer e fomentar para o desenvolvimento do grande Oeste catarinense”, enfatizou o reitor da Unochapecó.

Creditos fotos: Edu Vial/Unochapecó

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Estação meteorológica em Pinhalzinho amplia o monitoramento ambiental

Os dados da estação meteorológica já estão disponíveis para a sociedade de Pinhalzinho e...

Secretária de Estado da Assistência Social participa de sessão

A Câmara de Vereadores de Chapecó, em sessão ordinária da terça-feira 20, recebeu a...