Investir no turismo regional é apostar no fortalecimento da economia, na valorização da cultura e na preservação do meio ambiente. É caminhar de mãos dadas com o crescimento sustentável. É com esse propósito que na próxima quinta-feira (15), a Região Turística Vale das Águas promove o 3º Fórum de Turismo, em Pinhalzinho, que busca integrar e sensibilizar o poder público, iniciativa privada e entidades na promoção do turismo local e na divulgação das potencialidades dos atrativos regionais.
Com atrativos únicos, que vão desde o turismo rural, águas termais e balneários de verão, a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas se consolida como um destino promissor, sendo composto por 27 municípios. O evento ocorre das 8h às 18h, no Auditório do Pavilhão 1 da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Os apoiadores do evento são: Sebrae, Senac, Sicoob, Sicredi, Cooper Itaipu e Grupo Dass.
A presidente da região Vale das Águas, Silmara Bratz, reforça que esse momento para a IGR Vale das Águas é mais uma ação para promoção do conhecimento e de atividades que possam dar visibilidade e gerar renda aos espaços dentro dos municípios que a compõem. “A IGR Vale das Águas é essencial para a estruturação e promoção do turismo no Oeste Catarinense, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável e a valorização das potencialidades locais. Ela atua na promoção de atrativos naturais e culturais, fomento à economia local e diversificação da oferta turística”, destaca.
Debate e conhecimento
A programação do encontro inicia com café da manhã de boas-vindas aos participantes. Após a abertura oficial, o secretário de Turismo de Bombinhas, José Antônio Olímpia, falará sobre “Boas Práticas de Gestão Pública”. Em seguida, três cases de empreendimentos da região serão apresentados: Espaço Refúgio das Quedas, de Quilombo; Área Chico Mendes, de Formosa do Sul e o Mirante Sol Nascente, de Nova Erechim. Os proprietários dos espaços contarão sobre a implementação, desafios, vitórias alcançadas e a importância da união de todos dentro desse processo.
Após o almoço, além de intervenções culturais, a tarde contará com dois momentos: o primeiro será conduzido pela coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae/ SC, Aline Miranda que apresentará o projeto Viva Santa Catarina que contempla ações do turismo de experiência. A segunda palestra da tarde, que também será uma oficina prática, será realizada pelo Guia Manezinho, Rodrigo Leitis Stüpp, um dos guias Top 100, conforme a Embratur. Durante o evento, prefeitos e empresas receberão certificados de adesão à IGR.
União para crescimento
O prefeito de Quilombo, Jaksom Castelli, reforça que a união de todos faz a diferença no crescimento com responsabilidade e cooperação. “O turismo é um conjunto, um todo, nunca uma parte. Natureza, cultura, história e eventos são elementos fundamentais e ninguém consegue fazer um turismo de qualidade, com ações para que o turista se sinta bem e volte, se não houver cooperação entre os atores regionais. O Vale das Águas tem a missão de promover essa cooperação”, destaca.
Silmara também pontua o papel de fortalecimento do Vale das Águas. “Desde sua criação, a IGR tem promovido a integração regional, o desenvolvimento sustentável e a valorização das potencialidades locais. Tem estabelecido parcerias com instituições como o Sebrae, Sesc e Fecomércio, visando à qualificação do trade turístico e ao fortalecimento da infraestrutura regional. Essas colaborações são essenciais para a implementação de projetos e para a profissionalização do setor”, contextualiza. Mais do que uma oportunidade de integração e troca de conhecimentos entre gestores, empresários e comunidade, o encontro representa um passo importante para ampliar a visibilidade do território no cenário regional e estadual.