domingo, 31 agosto, 2025

Temporal causa estragos e provoca duas mortes no Oeste de SC

Compartilhe essa notícia:

Duas pessoas morreram em decorrência do forte temporal que atingiu o Oeste catarinense no final da tarde desta sexta-feira. O primeiro óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Carlos e ocorreu no município de Palmitos, o mais atingido pela intempérie. A segunda vítima foi atingida por uma árvore no limite entre os municípios de Palmitos e Caibi. Ainda há dúvidas sobre qual município vai registrar oficialmente o caso. Equipes locais estão tratando do assunto.

A Defesa Civil continua acompanhando a situação e apoiando os municípios afetados. As autoridades locais avaliam decretar situação de emergência diante da gravidade dos danos registrados.

Segundo o relatório regional da Defesa Civil, 893 residências ficaram sem energia elétrica em Palmitos, onde também foram registrados destelhamentos, destruição de construções inteiras e queda de árvores. Diversas vias do interior do município ficaram interditadas, entre elas a BR-158, além de estradas nas comunidades de Linha Passarinhos, Linha São Brás, Nova Brasília, Linha da Gruta e Linha Toniolli.

Uma análise preliminar dos estragos, aliada às imagens do radar meteorológico, indica que as tempestades severas alinhadas podem ter gerado múltiplos fenômenos extremos na região. Em Itapiranga, um dos municípios afetados, há indícios da ocorrência de um “downburst” – também conhecido como microexplosão atmosférica. Esse tipo de fenômeno é caracterizado por ventos extremamente fortes que descem verticalmente da base da nuvem em direção ao solo, espalhando-se de forma radial ao tocar a superfície. Os ventos associados à microexplosão podem superar os 80 a 100 km/h, causando danos significativos, especialmente em áreas urbanas ou de infraestrutura precária.

Outros municípios da região também foram impactados. Em Maravilha, mais de 2.700 ficaram sem energia elétrica e há registro de quedas de árvores. Em Caibi, 14 residências foram destelhadas por ventos intensos na comunidade de Linha Beira Rio, deixando 16 desalojados. Já em Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista, os danos incluem interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos e árvores e destruição pontual de estruturas.

LEIA TAMBÉM  Projeto "Tem Palhaço que Desperdiça Água" leva teatro nas escolas

Fonte Defesa Civil

PREVISÃO

O tempo deverá ficar firme nos próximos dias, com temperatura agradável e sem chuva. No boletim divulgado pela Epagri, a previsão é que a segunda, 12, seja o dia mais frio. Veja os detalhes na imagem a seguir.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

STF esclarece que suspensão de ações sobre pejotização não atinge motoristas e entregadores de aplicativos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu nesta quinta-feira (28) que...

Receita Federal libera 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (29) o quarto lote de restituição do Imposto...

População do Brasil chega a 213,4 milhões em 2025, aponta IBGE

A população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025,...

Receita Federal enquadra fintechs nas mesmas regras dos bancos contra crimes financeiros

A Receita Federal publicou, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU), uma...