sábado, 4 abril, 2026

Professora de Xanxerê lança livro na Bienal de São Paulo

Compartilhe essa notícia:

Encontros são sucesso de público e contaram com participação de acadêmicos, leitores e alunos

Com a presença de pesquisadores do tema de todo o país, leitores, alunos e professores, a Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset  lançou “Leitura e cárcere – (entre) linhas e grades, o leitor preso e a remição de pena” na 27ª Bienal do Livro de São Paulo (dia 12/9), no estande da editora Appris. E também na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG), em Belo Horizonte (14/9).

A professora Rossaly  Beatriz comentou sua participação na 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, em 12 de setembro, o maior evento literário da América Latina: “Fiquei muito feliz de estar pela primeira vez na Bienal de São Paulo e ter a honra e a alegria de lançar nela o meu livro. Não há palavras que expressem a emoção que senti. Maravilhoso também foi ver muitas escolas e crianças visitando o evento, além de tantos espaços com imensidão de livros, cenários encantadores e inspiradores, e a interlocução com autores e leitores. A Bienal confirma a potência da literatura”, disse a autora de “Leitura e Cárcere”.

Já no sábado, 14, em Belo Horizonte, Rossaly Beatriz participou da III Jornada de Estudos sobre Educação em Contextos de Privação de Liberdade, na Faculdade de Letras da UFMG, evento em que lançou o livro Leitura e Cárcere e contou com a participação de pesquisadores que são referência na área como os professores Luiz Antonio Bogo Chies (Universidade Católica de Pelotas) e Ana Cláudia Godinho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 

“Os exemplares esgotaram rapidamente. Fiquei muito feliz com a receptividade dos participantes do evento na Faculdade de Letras, da UFMG. Foi um momento importante para compartilhar conhecimentos e experiências sobre leitura e remição de pena”, disse a professora Rossaly Beatriz, que coordenou pesquisa durante cinco anos no presídio de Xanxerê, em projeto de extensão de leitura no curso de Direito da Unoesc.

No livro “Leitura e Cárcere”, a  professora e pesquisadora de Língua Portuguesa na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc Xanxerê) mostra  a experiência em projeto de leitura e remição de pena com presos, que resultou em seu trabalho de doutorado. E aborda também mínimas condições de leitura no cárcere e os desafios para o Brasil avançar na remição de pena por meio da leitura.  

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

“Reage Brasil” prevê R$ 200 milhões em investimetnos

A Prefeitura de Chapecó lançou na noite desta terça, 31, o programa Reage Brasil....

Afogamentos aumentam 36,6% no verão em Santa Catarina; SAMU alerta para prevenção

O número de ocorrências de afogamentos atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...

PM apreende revólver em residência no bairro Alvorada e prende homem de 57 anos

Na tarde de sexta-feira (27), por volta das 16h39, a Polícia Militar de Santa...

PM recaptura foragido e prende mulher com mais de 10 anos de pena no Bom Pastor

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 2º Batalhão de Polícia...