Uma ação rápida do Corpo de Bombeiros Militar de Modelo evitou a perda total de uma plantação na tarde deste sábado (31). O Incêndio em lavoura ocorreu e Serra Alta, por volta das 13h25, na comunidade de Linha Ibiaçá, interior do município.

Ao chegar ao local, a guarnição da viatura ABTR 164 constatou que as chamas atingiam uma área de aproximadamente 3,5 hectares de milho, que já estava pronto para a colheita. Devido ao estágio de maturação da planta, o fogo se espalhou rapidamente, consumindo cerca de um hectare antes da chegada dos socorristas.
Estratégia de combate e extinção
Para conter o avanço do fogo e proteger os 2,5 hectares restantes, os bombeiros utilizaram a técnica de ataque direto. Foram montados dois lances de linha direta com esguichos reguláveis, permitindo o controle preciso do volume de água e o resfriamento dos focos ativos.
No total, foram utilizados cerca de 2.000 litros de água para a extinção completa das chamas e o rescaldo da área atingida. Após o atendimento, o local foi deixado sob responsabilidade do proprietário, com orientações de vigilância para evitar possíveis reignições.
Prevenção
Incêndios em lavouras nesta época do ano costumam ser causados por faíscas de maquinário agrícola, descarte irregular de bitucas de cigarro ou queimas de limpeza de terreno. A orientação em dias de calor intenso e baixa umidade, os cuidados devem ser redobrados:
- Evite realizar queimas de lixo ou vegetação em dias de vento forte;
- Mantenha a manutenção de colheitadeiras e tratores em dia para evitar superaquecimento ou faíscas;
- Tenha sempre um reservatório de água ou extintores próximos durante a colheita.
Informações e fotos Corpo de Bombeiros







