terça-feira, 21 outubro, 2025

Casan orienta sobre ampliação do Sistema de Esgoto em Xanxerê

Compartilhe essa notícia:

A Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) está ampliando em aproximadamente 9km a rede coletora de esgoto na região do Ecoparque, em Xanxerê. A nova rede vai ser instalada nos bairros de São Jorge e Colatto, entre as ruas Adélia Bodanese, Av. Brasil, Araguaia e Papa João XXIII. Mais de 300 famílias serão beneficiados.

As ruas em obras estão sinalizadas, porém a Casan alerta para mais atenção dos motoristas e pedestres. Após a instalação da rede coletora a repavimentação será providenciada pela Prefeitura de Xanxerê, enquanto a reconstrução do passeio é feito por uma empreiteira terceirizada contratada pela Casan.

A meta da CASAN é concluir as obras até o final do ano. O investimento na ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Xanxeré é de 3,4 milhões, elevando para 26% o percentual de coleta e tratamento de esgoto no município.

Conexão ao Sistema

Ainda que alguns trechos já estejam com a rede coletora instalada, a CASAN alerta que os moradores do Ecoparque devem aguardar para ligar o esgoto dos imóveis ao sistema. Somente quando toda a infraestrutura estiver instalada a Companhia vai orientar sobre a conexão do esgoto do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos terrenos. A comunicação será feita nas faturas e também nas redes sociais da Companhia.

Caixa de Gordura

A Casan alerta também sobre a obrigatoriedade de que os imóveis possuam caixa de gordura para evitar entupimentos das instalações internas e da rede coletora que leva o esgoto para depuração na Estação de Tratgamento.

Quando vai direto para a rede coletora, a gordura pode endurecer e causar entupimentos, semelhante ao que acontece no corpo humano em função dos altos níveis de colesterol e placas nas veias. A caixa de gordura serve como um filtro que retém essas substâncias e impedem que ela possa prejudicar o sistema.

LEIA TAMBÉM  Vozes que Ecoam: o legado vivo do Coral Arautos do Grande Rei em Xaxim

Além dos novos imóveis que logo se ligarão à rede da Casan, os imóveis já existentes também são orientados a instalar a caixa. O equipamento também exige limpeza periódica.

Orientação para descarte do óleo de cozinha

:: Após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar.

:: Coloque em uma garrafa PET, utilizando se possível um funil com gase, para separar os resíduos sólidos.

:: Leve a garrafa fechada até um Ponto de Entrega de Óleo.

Orientações para limpeza da caixa de gordura

:: A caixa de gordura das residências deve ser limpa pelo menos duas vezes ao ano.

:: No caso de estabelecimentos como restaurantes, a frequência de limpeza deve ser bem maior do que nas residências, em alguns casos até toda semana.

:: A gordura sólida retirada da caixa de gordura pode ser enterrada no pátio, colocada em um saco de lixo para descarte junto aos demais resíduos que serão levados pela empresa de coleta.

:: No caso de limpeza dos sistemas individuais das residências por caminhões limpa-fossa, o prestador de serviço pode limpar também a caixa de gordura da residência.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Exame de sangue desenvolvido por cientistas brasileiros mostra alta precisão no diagnóstico precoce do Alzheimer

Pesquisadores brasileiros confirmaram o potencial de um exame de sangue para o diagnóstico da...

Polícia Militar atende ocorrência de tentativa de feminicídio no Oeste

Na manhã da terça-feira, 14, por volta das 10h45, a Polícia Militar de Santa...

Carlos Bolsonaro visita a Efapi e busca aproximação com eleitores catarinenses

O pré-candidato ao Senado por Santa Catarina, Carlos Bolsonaro (PL), marcou presença na Efapi...

Polícia Civil exibe carro de luxo apreendido em operações, para visitantes da Efapi 2025

O espaço destinado às forças de segurança na Efapi 2025 conta com uma atração...