blank
Divulgação

No ano de 2020 em todos os cartórios do Brasil foram registrados 117.587.176 nomes de crianças recém-nascidas. Diferentemente dos últimos anos, segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR),  2018 e 2019, em que Enzo Gabriel foi bicampeão, neste ano, a lista mostra o retorno dos nomes simples no top 10 dos nomes mistos, ou seja, femininos e masculinos, Miguel com mais de 30 mil registros.

Além de Miguel, Arthur e Heitor completam o três nomes mais escolhidos. Entre os nomes femininos mais escolhidos estão, Helena, Alice e Laura.

Confira os top 10 dos mais escolhidos em 2020:

1º Miguel: 30.616 

2º Arthur: 29.696 

3º Heitor: 26.016 

4º Helena: 22.166

5º Alice: 22.498 

6º Theo: 20.993 

7º Davi: 20.806 

8º Laura: 19.664 

9º Gabriel: 19.058 

10º Gael: 18.991 

Origem do nome Miguel:

Miguel significa “quem é como Deus? ” Tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos Mikhayáh e El. Este nome é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”. O Arcanjo Miguel é mencionado como um dos principais protetores do povo e também como um líder do exército de Deus. O nome foi encontrado pela primeira vez em Portugal, no século II, através da variante Micael. Na Inglaterra medieval surgiu como Mighel e na Irlanda é considerado um dos nomes mais populares, adotados principalmente como Michael. Ele é padroeiro dos paraquedistas, dos motoristas de ambulância, paramédicos, fuzileiros navais, radiologistas e marinheiros. Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com São Gabriel Arcanjo e São Rafael Arcanjo.

Origem do nome Arthur:

Significa “pedra” ou “grande urso”. Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente “pedra”.

Outra possibilidade seria a união dos elementos art, que quer dizer “urso”, e ur, que significa “grande”.

A primeira teoria está relacionada com a lenda da espada retirada da pedra pelo Rei Arthur. Esse é um personagem que ficou conhecido através da fábula dos “Cavaleiros da Távola Redonda”.

É provavelmente dele que terá surgido o nome pela primeira vez, o que aconteceu no século VII. Apesar das controvérsias em torno da existência ou não do Rei Arthur, ele é um personagem muito importante do folclore britânico.

Origem do nome Heitor

Significa “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo”. Tem origem no grego Héktor, a partir da raiz ekhein, que quer dizer “possuo, tenho em meu poder”.

Desta forma, o nome tem o sentido de “aquele que guarda” ou “aquele que possui”. Como referência ao herói grego que se destacou como guerreiro, também reflete o significado de “aquele que retém o inimigo”.

Origem do nome Helena

Significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Helena é um nome feminino que tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”.

É um nome que reflete esperança em virtude do seu étimo.