sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Ensinando a dizer NÃO!

Compartilhe essa notícia:

Os pés foram impulsionados do chão em ritmos acelerados, o auditório escuro foi abrilhantado pelo clarão do palco e o espaço foi preenchido pela voz do coro: luz, câmera… ação! Com essa energia, alunos de escolas públicas e privadas celebraram, nesta semana, a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O encontro iniciou na última terça-feira 12, e encerrou na quinta-feira 14, contemplando 855 estudantes nas três noites de evento. Ao todo, em 2023, o Proerd formou 1700 alunos, atendendo 32 escolas e 68 turmas.

A aluna do Colégio Marista São Francisco, Vitória Zuffo Romanoski, de 11 anos, comemorou ao lado das amigas a conquista da medalha de melhor comportamento da turma. “Fiquei concentrada nas aulas. Dessa forma, aprendi a importância de ser mais gentil, de combater o bullying e, principalmente, de seguir distante das drogas, alertando as pessoas próximas sobre os riscos que as drogas lícitas e ilícitas podem causar”.

Os pais de Vitória, Loevi Fernanda Zuffo (37 anos) e Auro Romanoski (42 anos), sentiram orgulho da filha e também destacaram a importância do projeto. “Não passei por essa formação, mas já tive a oportunidade de acompanhar o aprendizado da minha irmã no programa. Agora, tenho a felicidade de assistir a Vitória. O Proerd fortaleceu os ensinamentos que compartilhamos em casa, ensinou as crianças e os adolescentes a confiarem em seus pais e familiares ao serem orientados, foi essencial na garantia do respeito mútuo e indicou o caminho que trará mais felicidade para todos, longe das drogas”, ressaltou Loevi.

Os encontros foram marcados por uma programação repleta de conhecimento, arte e cultura. Para a gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi, foi uma imensa satisfação sentir a energia dos alunos e ter a certeza que o projeto fez a diferença na vida de ainda mais pessoas. “A educação é a base de um futuro promissor. É uma alegria para nós da Credioeste estar engajada com a comunidade e com profissionais que promovem iniciativas capazes de construir um novo modo de pensar e de agir. Ações como esta precisam ser compartilhadas e ganhar cada vez mais o apoio da sociedade”, afirmou.

A professora da E.E.B Druziana Sartori, Jéssica Cousseau, reforçou a influência do programa para diferentes gerações. “Participei do Proerd. A iniciativa foi essencial para me auxiliar na desconstrução e na construção de questões sociais, além de contribuir na tomada de decisões. Pude escolher minha trajetória de forma consciente. Fico feliz de perceber que essa mensagem continua sendo repassada com muito amor e comprometimento pela Polícia Militar de Santa Catarina, especialmente aqui em Chapecó, e ainda mais contente por sentir os alunos recebendo essas orientações com maturidade. Estão felizes e engajados. Esse é poder da educação”.

O aluno Davi do Nascimento, de 10 anos, estuda na E.E.B Geni Comel. Em um momento de descontração, relatou que o aprendizado pelo Proerd impactará o seu futuro. “Quando for adulto, pretendo formar uma família e repassar aos meus filhos todos os valores e informações que recebi no programa. É importante que todos saibam que a melhor escolha é não usar drogas. Com conhecimento, as pessoas não vão se sentir influenciadas a optar por um caminho perigoso”.

Para o sargento Rudimar Gatto a edição do programa foi uma experiência potente e transformadora. “Os estudantes aprenderam variados assuntos, desde os malefícios das drogas lícitas e ilícitas ao bullying e todas as formas de violência. Se de cada 30 pessoas conseguirmos salvar uma da agressão, da dependência química e de outras situações de risco, todo esse trabalho já valeu a pena”, declarou. Ainda, o Sargento relatou sua emoção ao receber um pedido de autógrafo ou um registro fotográfico. “Sinto que cumpri meu dever quando sou surpreendido com gestos de afeto que demonstram o reconhecimento dos alunos pelo trabalho da Polícia Militar de Santa Catarina”, complementou.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Desemprego de mulheres termina 2023 acima da média

A taxa de desocupação de mulheres e negros (conjunto de pretos e pardos) terminou...

PM apreende dois homens por tráfico de drogas e associação ao tráfico

Durante a ação policiais encontraram diversos tipos de entorpecentes além de dinheiro  Na tarde da...

Investigação da Polícia Civil resulta em prisão de mulher foragida

A mulher foi localizada no estado do Rio Grande do Sul após troca de...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 87 milhões

Apostas podem ser feitas até 19h em lotéricas ou pela internet As seis dezenas do...