sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Prefeitura de Chapecó cobra melhorias da Casan

Compartilhe essa notícia:

Na manhã desta quarta-feira o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, acompanhado de secretários, recebeu a diretoria da Casan, na Prefeitura. Na reunião o prefeito cobrou da estatal melhorias no abastecimento de água e o início das obras de captação de água no Rio Uruguai.

Segundo a diretoria da Casan o projeto está pronto, dependendo de licenças ambientais. A estatal também argumentou que alguns problemas foram ocasionados por obras e se comprometeu a colocar uma empresa para acompanhar os trabalhos para evitar novos acidentes com a rede.

O prefeito destacou a necessidade de modernização da rede de abastecimento e mais investimentos em Chapecó.

No início de 2022, durante um período de estiagem e falta de água em Chapecó, a Casan assinou um Termo de Comprometimento com a Prefeitura, que resultaram em mais de R$ 50 milhões de investimentos.

Na época a estatal contratou emergencialmente caminhões pipa para distribuir água potável na cidade e também para buscar água bruta no rio Uruguai, para repor a captação na barragem Engenho Braun.

Também foram contratadas máquinas para abertura do canal e retirada de terra do reservatório. Após a chuva e recuperação do nível do reservatório, estas máquinas foram deslocadas para escavação do lago do Parque do Eldorado.

Outra medida cumprida foi a instalação de uma Estação de Tratamento em um açude na Água Amarela, com capacidade de 100 mil litros/hora, para complementar o abastecimento. Também foram perfurados quatro poços, nos bairros Efapi e Boa Vista, no Distrito Industrial e no Parque Edir de Marco (Medelin).

Foi concluído um reservatório de 200 mil litros no bairro Paraíso e outro no Esplanada, com capacidade de dois milhões de litros.

Também está em andamento a dragagem do reservatório Engenho Braun, no Lajeado São José, que deverá retirar 300 mil metros cúbicos de lodo em dois anos e meio, ampliando a capacidade de reservação.

Na reunião desta quarta-feira estiveram presentes o Diretor presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, o diretor operacional, Pedro Joel Horstmann, e o procurador chefe da estatal, Adriano Fuga Varela.

Os secretários municipais que acompanharam o prefeito foram Thiago Felipe Etges (Governo e Inovação em Serviços Públicos), Valmor Scolari (Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes), Luiz Paulo Carraro (Serviços Urbanos), Moacir Rohr (Fazenda) e Mauro Zandavalli (Desenvolvimento Rural).

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Governador de Santa Catarina em busca de novas parcerias

Jorginho Mello viajou para os Emirados Árabes, acompanhado de uma comitiva com quatro secretários...

Reviravolta – Acidente ou homicídio?

Polícia Civil divulgou na tarde de hoje, novas informações sobre acidente ocorrido na manhã...

Intenção de consumo das famílias cai 0,5%

O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu em fevereiro pelo terceiro mês...

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.690 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado...