Na tarde de quinta-feira (13), atendendo ao requerimento do vereador Ivaldo Pizzinatto (PSL), o Poder Legislativo de Chapecó recebeu o Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó (BBM), Coronel Walter Parizotto e da Subcomandante, Major Gauana Elis Pozzan Ecco.

O vereador proponente explica que a motivação da visita, foi a busca de explicações sobre a reabertura da base dos Bombeiros situada na região da Efapi.

“Um grande trabalho, de união de forças, foi feito para levar os bombeiros até aquele local, a população nos questiona sobre essa reabertura, e queremos entender o que o Legislativo pode fazer para auxiliar nesse processo”, destaca Pizzinatto.

Ivaldo Pizzinatto, vereador

Atualmente, a região da Efapi é responsável por 16% dos atendimentos prestados pelos Bombeiros no Município. De acordo com o Comandante, o Posto Avançado tem sido um grande desafio para o comando da BBM.

“Desde que chegamos em Chapecó, queremos realocar aquela unidade. Há algum tempo, ela foi fechada para que fossem realizadas melhorias e, posteriormente, por uma decisão estratégica, em virtude da pandemia, o SAMU foi alocado naquele local”, explica.

De acordo com Parizotto, há um grande interesse de retornar o Batalhão para a região da Efapi, que é estratégica para os Bombeiros, porém, para isso, é necessário encontrar um novo local para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Walter Parizotto – comandante do Corpo de Bombeiros de Chapecó

“Precisamos de 100% do espaço, pois queremos colocar um serviço pleno naquela base. Temos equipamento e efetivo para isso”, assinala.

Após ouvirem as explicações do Comandante, os parlamentares manifestaram apoio ao Batalhão e também ao SAMU, na busca da realocação daquele espaço. Durante a sessão, foi apresentada proposição para que o Poder Executivo conceda a cessão de espaço no Parque da Efapi, para instalação temporária do SAMU. Outras deliberações serão tomadas durante a semana, em apoio ao Corpo de Bombeiros.