Com 64,91% dos votos válidos, na eleição do novo diretório municipal, Cleiton Fossá foi agora reconduzido à presidência do MDB de Chapecó para um novo mandato de dois anos. A decisão unânime do novo diretório municipal, reunido na noite de quinta-feira (22), confirma também o reconhecimento interno à liderança democrática e renovadora que Fossá vem exercendo no partido, assumindo a missão de conduzir o MDB em um ciclo mais moderno e representativo.
Ex-vereador, suplente de deputado estadual e secretário municipal de Assuntos Institucionais e Captação de Recursos de Chapecó, Fossá liderou amplo processo de reconstrução partidária iniciado anos atrás. A eleição para o novo diretório municipal, realizada no último sábado (17), mobilizou mais de 300 filiados — um feito raro no cenário político local — e garantiu à chapa liderada por Fossá a maioria absoluta das cadeiras para o diretório municipal de 2025 a 2027.
A outra chapa, mesmo em minoria, terá representação proporcional assegurada, como prevê o estatuto do MDB, em uma demonstração de compromisso com a pluralidade e também com a democracia interna. “O MDB de Chapecó passou por um processo profundo de reorganização. Fortalecemos o partido com mais mulheres, mais jovens e novas lideranças preparadas para os desafios futuros. Essa eleição confirma que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente.
Para Fossá, o resultado atual não é apenas uma vitória pessoal, mas a afirmação de um projeto coletivo que tem reconectado o partido com a sociedade chapecoense. E durante a reunião de recondução, Fossá fez questão de destacar que a disputa interna pertence ao passado: “Agora é a hora de unidade. Temos um só MDB: coeso, disciplinado e comprometido com uma política séria, propositiva e voltada ao bem de Chapecó. O tempo das divisões ficou para trás”, disse.
A reafirmação da liderança de Fossá no maior município do Oeste catarinense reforça também a sua projeção como uma das principais lideranças regionais do partido. A sua atuação política consistente, tanto no Legislativo quanto na gestão pública, aliada à capacidade de articulação e à credibilidade conquistada entre as bases, têm consolidado seu nome como uma referência, não somente em Chapecó, mas em toda a região Oeste e dentro do próprio MDB catarinense.