Um homem de 21 anos foi preso nesta terça-feira (15) suspeito de matar uma mulher de 35 anos carbonizada após incendiar a casa dela, no município de São Carlos, Oeste catarinense. O crime ocorreu na noite de 10 de julho e chocou moradores do Balneário de Pratas.
Incêndio matou mulher que tentou fugir das chamas
Na noite de 10 de julho, vizinhos foram surpreendidos pelo incêndio em uma casa no Balneário de Pratas. Após o controle das chamas, foi encontrado o corpo carbonizado de Bartira Fontoura Mergen, de 35 anos, natural e moradora de São Carlos.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada oficialmente por meio da arcada dentária. O cadáver foi localizado na parte de baixo da residência, próximo à porta de saída, indicando que Bartira tentou escapar antes de morrer.
Polícia confirmou incêndio criminoso e motivação do crime
Inicialmente tratado como incêndio de origem desconhecida, o caso passou a ser investigado ainda na madrugada. Nos dias seguintes, a Polícia Civil comprovou que o fogo foi provocado de forma criminosa.
Conforme apurado, o investigado era desafeto do namorado da vítima. Na noite do crime, aparentemente embriagado, ele foi até a residência e ateou fogo em um colchão para espalhar as chamas pela casa, construída predominantemente em madeira, sem se importar com a presença de Bartira.
Necrópsia confirmou carbonização como causa da morte
O laudo do Instituto Médico Legal apontou carbonização do crânio, tórax, abdome e membros como causa da morte. Também descartou rumores de que Bartira estaria grávida.
Prisão preventiva foi decretada cinco dias após o crime
A prisão preventiva do suspeito, de 21 anos, morador local, ocorreu no final da tarde de segunda-feira (15). O inquérito policial deve ser concluído em até 10 dias devido à prisão do investigado.



