sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Artesanato em destaque na Efapi 2023

Compartilhe essa notícia:

Divulgação/PMC

Marcenaria, esculturas, bordados e souvenir. Esses e outros produtos de artesãos do Programa Feito em Chapecó estão expondo seus trabalhos na Efapi 2023. O pavilhão do artesanato, mostra o trabalho de 70 artesãos, entre profissionais independentes, associação e grupos indígenas em 26 espaços. Os profissionais selecionados participaram de um processo de seleção que levou em consideração relevância cultural e artística, apresentação do produto e renda exclusiva do artesanato.

A artesã Elaine Carbonari que trabalha com estamparia botânica está apresentado seus trabalhos na Efapi 2023. Ela utiliza folhas, temperos, raízes, flores e caules para estampar vestidos, blusas, camisetas, saias e sacolas. São produtos exclusivos, feitos em peças de algodão, linho, lã e seda. “O pessoal está visitando nosso espaço, perguntando e conhecendo nossos produtos. Mas além disso, estamos fazendo muitos contatos e encomenda para o pós feira. Na minha avaliação, mesmo nos primeiros dias da feira, já valeu muito a pena participar”, comentou.

A Veronice Rosana Clamer, moradora do bairro São Cristóvão em Chapecó, visitou o espaço do artesanato na tarde desta terça-feira. Para ela, foi muito legal poder visitar novamente a Efapi depois de anos sem a realização da feira. Ela gostou do espaço do artesanato e disse que gostaria de comprar muitas peças. “Tem muitas novidades, muitos produtos lindos e o trabalho em várias áreas do artesanato. Gostei muito”, disse.

Acessibilidade

Veronice é deficiente auditiva e estava acompanhada da interprete Natalyê Fonseca Miranda, da Associação dos Surdos de Chapecó durante a visita ao pavilhão do artesanato. E essa é uma das novidades da Efapi 2023 que oferece aos PCD’s – Pessoas com Deficiência, espaço para orientação, materiais em braile e o acompanhamento durante as visitas ao parque. Para ela é importante esse apoio durante a visita. “Eu sempre venho na Efapi e ter esse apoio é importante para poder conversar com as pessoas e tirar as dúvidas”, disse.

Essas ações tem o apoio das equipes da Secretaria de Educação, Associação de Surdos de Chapecó, Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência e Cidade do Idoso.

Feito em Chapecó

Um programa realizado pela Prefeitura de Chapecó por meio da Fundação Cultural desde 2021. O programa Feito em Chapecó – Programa do Artesanato Chapecoense, que tem como objetivo organizar e capacitar artesãos e grupos de artesanato do município. O Programa realizará ações com o intuito de promover a profissionalização e a comercialização dos produtos locais, contando com ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais. Participam do programa em Chapecó cerca de 400 artesãos cadastrados nos mais diversos segmentos do artesanato. Eles participam de eventos, feiras e exposições. No Ecoparque, todos os segundos e terceiros sábados e domingos de cada mês, os artesãos mostram seus produtos na feira.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas