A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (20) a Operação Última Parada, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar uma associação criminosa especializada em furtos de módulos de caminhão em Chapecó e região Oeste de Santa Catarina. A ação, coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Chapecó, resultou na prisão de cinco pessoas, incluindo um flagrante por tráfico de drogas.
A investigação começou em setembro de 2025, após uma série de furtos que atingiram, principalmente, caminhões de uma grande empresa de transportes estacionados em postos de combustíveis e pátios durante a noite e finais de semana.
Líder da quadrilha é estudante de direito
Por meio de técnicas avançadas de investigação, os policiais identificaram inicialmente dois suspeitos: um estudante de direito de 29 anos, natural de Porto Alegre, apontado como líder da associação criminosa, e um comparsa de 42 anos, natural de Pato Branco (PR). Ambos possuem extenso histórico criminal por roubo e receptação.
Os furtos eram cometidos durante a noite, quase sempre nos fins de semana, quando os caminhões permaneciam estacionados em postos de combustíveis ou nas empresas.
Receptador paraguaio integrava o grupo
As investigações também levaram à identificação de um homem de 30 anos, natural do Paraguai, responsável por receptar os módulos furtados e revendê-los, repartindo os lucros com os demais integrantes. Os módulos de caminhão têm valores que variam de R$ 10 mil a R$ 60 mil cada.
Com as provas colhidas, a autoridade policial representou pelas prisões preventivas e buscas, medidas deferidas pela Justiça após manifestação favorável do Ministério Público.
Mobilização de 30 policiais e desdobramentos
Na manhã desta sexta, 30 policiais civis da Divisão de Investigação Criminal, Operação Protetores, Núcleo de Operações com Cães, 5ª Delegacia de Combate à Corrupção e delegacias de Chapecó, São Carlos, Cunhataí, Guatambu, Caxambu do Sul e Águas de Chapecó cumpriram os mandados no bairro Efapi.
Durante as buscas, além dos alvos da operação, os policiais prenderam um jovem de 20 anos que tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por tráfico de drogas, expedido pela Comarca de São José. Ele e sua companheira — irmã de um dos investigados — foram flagrados com balança de precisão, ecstasy, cocaína e maconha fracionadas para venda, sendo autuados em flagrante por tráfico.
Armas, munições e módulos recuperados
Nas residências dos investigados, a polícia apreendeu:
- Armas de fogo sem registro e munições.
- Dinheiro em espécie.
- Aparelhos hospitalares receptados.
- Rádios comunicadores.
- Diversos módulos de caminhão subtraídos.
Outros dois autos de prisão em flagrante foram lavrados no local.
Investigados permanecem em silêncio
Interrogados, os suspeitos optaram por permanecer em silêncio. Após os procedimentos legais, foram encaminhados ao sistema prisional de Chapecó, onde aguardarão a Justiça. O inquérito policial deve ser concluído nos próximos dez dias.
A Operação Última Parada representa um duro golpe contra o crime organizado na região, desarticulando uma quadrilha que causava prejuízos milionários ao setor de transporte.















