terça-feira, 5 março, 2024

Município da AMOSC é premiado por bons índices educacionais

Compartilhe essa notícia:

Entre as centenas de escolas municipais da região oeste, o CEMPA – Centro de Educação Municipal De Paial – foi selecionado como uma escola nota dez em gestão. O Prêmio Lume é oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE-SC e busca estimular o cumprimento dos planos de educação e apoiar o desenvolvimento de experiências educacionais inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão.

O Centro de Educação de Paial atende a criança do Pré-escolar e do Ensino Fundamental e não registra evasão escolar há mais de 5 anos. A Secretária de Educação de Paial Idete Zuanazzi Munarini, acredita que um dos fatores que contribuíram para o Prêmio, foram os depoimentos dos pais e alunos na fase final: “Não somos de um município com recursos fartos, mas conseguirmos bons resultados mesmo com pouco, temos uma equipe que não acha dificuldades pra fazer um esforço a mais e buscar o melhor em qualidade para nossos alunos”. A gestora da escola explica que atualmente são atendidos mais alunos que a projeção os recursos da escola dariam conta, atendendo a grande maioria dos itens do plano de educação, eficiência de fazer mais com menos reconhecida pelo TCE- SC.

Atualmente são mais de 200 alunos, a unidade escolar foi criada a partir da união de diversas escolas do interior, colecionando dados como zero de reprovação, zero de abandono escolar, atenção médica para os alunos, boa organização dos espaços de aprendizagem, que passam também pelo auxilio de orientação da Assessoria Educacional da AMOSC. A equipe municipal tem participado ativamente da formação continuada da entidade, o que auxilia na gestão. Outro fator positivo é que em Paial, é priorizada a contratação de professores efetivos para garantir o comprometimento e o bom relacionamento com toda a comunidade.

Segundo Idete, a integração família e escola é visível na alegria das a crianças ao virem para a escola: “Não trabalhos para o prêmio, mas nos deixa muito orgulhosos começar a colher os frutos de dedicação de toda equipe, administrativa, secretaria, professores, suporte, limpeza e em especial o envolvimento de nossas famílias, que resultou nesta conquista” salienta.

Essa é a primeira edição do prêmio, cujo edital foi publicado em agosto deste ano. Para chegar  as escolas premiadas foram realizadas três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação das boas práticas. Em todo Estado, 60 escolas foram classificadas na pré-qualificação, sendo que 19 avançaram para a etapa de mérito.

Participam do prêmio as escolas de redes municipais que ofertam ensino fundamental e que forneceram informações suficientes para terem o seu Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC. 

O evento para a entrega do Prêmio Lume será realizado durante o 6º Fórum TCE Educação, que ocorrerá em Chapecó, nos dias 17 e 18 de outubro. A entrega do Prêmio será no dia 17 às 19:30h. As escolas vencedoras de cada mesorregião receberão certificado de reconhecimento e uma placa de premiação.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Infraestrutura de SC não condiz com seu potencial, diz Aguiar na Alesc

Santa Catarina tem plenas condições de ultrapassar São Paulo como o estado mais competitivo...

Mais Médicos: municípios receberão mais profissionais

Mais de 1,5 mil médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior iniciam nesta segunda-feira...

Homens são presos por furto casa lotérica 

Agentes de empresa de segurança privada seguraram os homens que estavam dentro da lotérica...

Sicoob apresenta números das agências da Efapi

O Sicoob MaxiCrédito realizou na noite de ontem (29), no Bairro Efapi, a tradicional...
error: Este conteúdo é protegido !!