quarta-feira, 17 abril, 2024

Mais segurança e formações nas obras de Chapecó

Compartilhe essa notícia:

 SESI promove programas gratuitos de prevenção a acidentes de trabalho para área da construção civil na região Oeste

Com o objetivo de apresentar os projetos “Formação no canteiro de obras” e “Obra mais segura” da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na quarta-feira (07), o Sindicato da Indústria da Construção e Artefatos de Concreto Armado do Oeste (SINDUSCON), com o presidente Lírio Sanagiotto, recebeu o gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.  

Carminatti explicou que o Programa “Obra Mais Segura” acontece com uma conferência realizada pelo engenheiro do trabalho de SESI e o técnico em segurança do trabalho. “Os profissionais são capacitados e auxiliam por meio de monitoramentos os agentes Somas, pessoas escolhidas pela empresa da construção civil, que junto com o SESI vão identificar os riscos e realizar as adequações necessárias no canteiro de obras. Com essas certificações, incentivamos que novas indústrias, neste caso as construtoras da região, que movem grande parte da economia local, promovam boas práticas contínuas de segurança.”

“Portanto, vale ressaltar que o SESI possui um programa que o principal objetivo é proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que proporciona segurança jurídica aos empresários para que continuem investindo, cumprindo integralmente a legislação vigente”, salientou o gerente executivo.

Além disso, Carminatti frisou que o “Formação no canteiro de obras” visa qualificar a mão de obra, tornando os trabalhadores mais capacitados, promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria nas condições de emprego. “Isso inclui incentivar a redução do desperdício de materiais e contribuir para a competitividade do setor, que é altamente concorrido e está em constante crescimento em Chapecó e na região.” O programa “Formação no canteiro de obras” são cursos profissionais rápidos para capacitar os colaboradores no ambiente de trabalho (canteiro de obras), com foco em aumento de qualidade e produtividade.

O presidente Lírio Sanagiotto destacou a relevância da segurança nas obras e no entorno delas, principalmente após os eventos ocorridos no último ano em Chapecó. “Promovemos mensalmente um encontro de RH e técnicos de segurança, com a participação da nossa engenheira para orientação e desenvolvimento de uma política mais robusta. Embora todas as empresas tenham seus próprios responsáveis técnicos, organizamos um seminário para debater essa questão. O evento foi realizado no auditório da prefeitura municipal e contou com a presença maciça dos convidados, incluindo proprietários de empresas e, principalmente, os responsáveis pela prevenção dos acidentes,” comentou Sanagiotto.

O presidente observou que o segundo encontro será no dia 17 de abril e o SESI já confirmou a presença por meio do gerente executivo Jardel Carminatti. “A reunião foi extremamente produtiva. Agora, no seminário será apresentados o sistema da ‘Obra Mais Segura’ a todos os associados. Acredito que ao firmarmos essa parceria com o SESI e ao introduzirmos a educação na obra, com foco na segurança, podemos melhorar significativamente.”

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PM e deputado Altair Silva debatem instalação de colégio militar em Chapecó

O deputado Altair Silva (PP) participou nesta quinta-feira (11) de uma reunião no 4º...

Festival balseiros da canção nativa definem finalistas

Após minuciosa avaliação de uma experiente banca presidida por Jauro Gehlen e composta por...

Mercado financeiro projeta ligeira alta do PIB

Pela oitava semana seguida, o mercado financeiro aumentou as expectativas de crescimento da economia...

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza em Santa Catarina...
error: Este conteúdo é protegido !!