sábado, 10 janeiro, 2026

Noite de emoção na abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Chapecó

Compartilhe essa notícia:

A superação foi o tema central da abertura oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina , realizada nesta quarta-feira na Arena Condá. O evento foi um espetáculo de som, luzes e coreografias, marcado pela entrada das delegações, pelo acendimento emocionante da pira olímpica e pelo show nacional da banda Biquini Cavadão.

O público vibrou com as performances. O espetáculo começou com uma coreografia de bandeiras dos JASC e, na sequência, uma coreografia da “Fênix”, simbolizando os momentos em que Chapecó superou dificuldades e se fortaleceu. Depois, a energia tomou conta com o espetáculo de dança com o tema “Energia”.

Homenagem a um Herói Chapecoense

O momento mais emocionante da noite foi a homenagem ao ex-goleiro Danilo, herói da classificação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana em 2016. Após a entrada das delegações (1450 pessoas representando 147 municípios), a tocha com o fogo simbólico foi conduzida por Daniele Campigotto (Atletismo).

Ela entregou o fogo a Lorenzo, filho do ex-goleiro. Em um momento de grande comoção, um vídeo feito com Inteligência Artificial reproduziu a imagem e a fala do ídolo da Chapecoense. Em seguida, o ex-zagueiro Neto, sobrevivente da tragédia aérea, conduziu o jovem Lorenzo até a pira olímpica para o acendimento do fogo simbólico.

Inspiração e Dedicação nos Esportes

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou a importância de Danilo, que serviu de inspiração para a escolha do mascote dos Jogos, o “Danilinho”.

“Ele serviu de inspiração para muitas pessoas, foi um exemplo de dedicação e superação. E todos os brasileiros, catarinenses e chapecoenses se superam a cada dia para dar o melhor para suas famílias. Os Jogos Abertos também tem muitos momentos de superação dos atletas”, disse o prefeito. Ele entregou uma placa de homenagem aos familiares de Danilo: o filho Lorenzo, a viúva Letícia Padilha, a mãe Ilaídes e o pai Eunício Padilha.

Neto também deixou sua mensagem aos atletas. “O vencedor é humilde. E para os atletas que disputam os JASC, deem o melhor de vocês todos os dias”, aconselhou o ex-zagueiro.

Infraestrutura e Compromisso com os JASC

O presidente da Comissão Central Organizadora e vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, enfatizou o investimento do município para sediar a melhor edição dos JASC. “Trabalhamos para receber o melhor possível todos que estão chegando em Chapecó para competir ou visitar. Vamos viver muitos momentos especiais nessa competição, que será a melhor de todas”, garantiu.

O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, que representou o governador Jorginho Mello, ressaltou a parceria com Chapecó. “Estamos em sintonia para realizar um dos melhores eventos esportivos de Santa Catarina”, disse. O vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALESC), Fernando Krellin, também destacou a importância do esporte para o Estado.

Show de Encerramento com Biquini Cavadão

O evento de Abertura JASC 2025 Chapecó encerrou com o show nacional da banda Biquini Cavadão, que tocou para um público estimado em cerca de oito mil pessoas. O vocalista Bruno Gouveia afirmou: “Já fizemos shows em alguns estádios, mas para nós é uma honra tocar na abertura dos jogos na Arena Condá”. O público cantou sucessos como “Impossível”, “Vento Ventania” e “Zé Ninguém”.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Exportações de Santa Catarina crescem 4,4% em 2025

Santa Catarina encerrou o ano de 2025 com alta de 4,4% no faturamento com...

Santa Catarina gerou 275,8 mil empregos com carteira assinada

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram saldo positivo no estado no...

Bombeiros de SC tiveram ano de intensa qualificação

Estrutura e treinamento são determinantes para atendimento rápido e eficaz

Papa Leão dispensa ex-padre de Chapecó

Nota da arquidiocese informa fiéis sobre nulidade de sacramentos recebidos pelo religioso