segunda-feira, 2 março, 2026

OSB Chapecó e Sicoob promovem educação fiscal para 500 estudantes

Compartilhe essa notícia:

O Observatório Social de Chapecó (OSB Chapecó) e o Sicoob MaxiCrédito iniciam nesta semana o projeto “Cidadania e Controle Social” com foco em educação fiscal. A iniciativa atenderá 500 estudantes dos 6º e 7º anos da EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, conscientizando sobre a origem e uso do dinheiro público.

O presidente do OSB Chapecó, Fernando Ioris, destaca que o projeto faz parte do compromisso da entidade com a formação de novos agentes da cidadania. “Nosso objetivo é apresentar de forma didática e simples a origem do dinheiro público e como esses recursos são aplicados na prática”, explica.

Cronograma de palestras para esta semana

As atividades serão distribuídas ao longo de três dias com diferentes horários para atender os estudantes:

  • Quarta-feira (03): Palestra às 16h15
  • Quinta-feira (04): Quatro palestras (8h30, 11h, 13h45 e 16h15)
  • Sexta-feira (05): Palestra final às 8h30, ação alusiva ao Dia Internacional do Voluntário

Cada palestra será conduzida por dois voluntários da entidade, que abordarão temas como as quatro principais fontes de recursos públicos e exemplos práticos de aplicação desses valores em serviços essenciais.

Conteúdo abordado nas palestras

Os estudantes aprenderão sobre diversos aspectos da educação fiscal:

  • Origem do dinheiro público e principais fontes de arrecadação
  • Aplicação prática dos recursos em escolas, hospitais, ruas e parques
  • Importância da nota fiscal para arrecadação correta de impostos
  • Divisão dos recursos entre esferas federal, estadual e municipal
  • Direitos do consumidor relacionados à emissão de notas fiscais

Ioris reforça a importância da nota fiscal: “Ao exigir o documento, o cidadão contribui para que os impostos sejam recolhidos corretamente, fortalecendo a arrecadação e garantindo direitos como troca e reembolso em compras”.

Parceria entre sociedade civil e cooperativismo

A união entre o OSB Chapecó e o Sicoob MaxiCrédito representa a colaboração entre sociedade civil organizada e instituições cooperativas. Juntos, buscam fortalecer o compromisso com transparência, uso correto dos recursos públicos e formação de cidadãos mais críticos e participativos.

LEIA TAMBÉM  Sicredi participa da ExpoFemi 2026 com espaços especiais e condições exclusivas para o agronegócio

O projeto “Integridade e Educação Fiscal” visa desenvolver senso de responsabilidade coletiva nos estudantes, preparando-os para participar ativamente da construção de uma cidade melhor. A iniciativa reforça que escolas, hospitais, profissionais da educação, saúde e segurança são mantidos com o dinheiro de todos os cidadãos.

Esta edição de 2025 marca mais um capítulo no trabalho contínuo do OSB Chapecó em promover a cidadania fiscal desde a base educacional, formando futuros contribuintes conscientes de seus direitos e deveres.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Câmara aprova projeto antifacção com penas de até 40 anos e envio obrigatório a presídios federais

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei antifacção, que aumenta...

Polícia Civil recupera ventilador mecânico de R$ 80 mil furtado em pátio de empresa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos de Chapecó (DRR/FRON),...

Vila Serena é nova opção imobiliária na Grande Efapi

A região da Grande Efapi, em Chapecó, recebe um novo projeto de expansão urbana...

Prefeitura de Chapecó lança totem interativo “Flash Reader” para incentivar a leitura

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, passa a oferecer à...