blank
Divulgação

Uma mudança interna no Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, possibilitou a reabertura da Emergência no térreo do Bloco I da instituição a partir desta sexta-feira (23). Pacientes que procurarem a instituição nos próximos dias já podem se dirigir ao local original do setor. Para que a reabertura fosse possível, a UTI Covid-19 foi transferida do térreo para o segundo andar do mesmo prédio, para a ala onde funcionam os leitos de Enfermaria Covid-19.

Desde o fim de março, em razão da pandemia, o HRSP atendia os casos de Urgência e Emergência em local improvisado e reduzido, no Setor de Imagem, pois o espaço original da Emergência havia sido destinado ao atendimento dos casos mais graves da Covid-19.

Conforme a direção do hospital, ao longo da semana o segundo andar do bloco I recebeu os preparativos para a transferência dos pacientes que estão em cuidados intensivos. Na quarta-feira (21), todos os pacientes foram transferidos e iniciou-se o processo de desinfecção do térreo do Bloco I, para que o espaço pudesse voltar a abrigar os pacientes de Urgência e Emergência.

“Para a população, não há qualquer prejuízo no atendimento aos casos da Covid-19, continuaremos com os 31 leitos, sendo 16 de UTI e 15 de Enfermaria, mas todos na mesma ala. Optamos apenas, diante da redução no número de internações, por otimizar o espaço, dando mais conforto e qualidade de atendimento também aos pacientes que precisam do nosso serviço de Emergência, já que o setor estava em um local improvisado, com redução de espaço físico”, explica Fabio Lunkes, diretor administrativo do HRSP.

Mesmo com o retorno ao espaço original, a orientação é para que os pacientes procurem o setor de Emergência com prudência. Para a população de Xanxerê, casos com sintomas gripais devem continuar se dirigindo ao Centro de Triagem, no Posto Hélio Ortiz. Já os casos menos graves, classificados como azul e verde, podem buscar o primeiro atendimento nos Postos de Saúde de cada município.

blank