sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Sicoob tem sua solidez reconhecida por agência internacional

Compartilhe essa notícia:

Divulgação

O Banco Sicoob, entidade de 3º grau integrante do Sicoob, sistema que administra cerca de 40% dos ativos do cooperativismo financeiro brasileiro, obteve aumento em sua nota de crédito, concedido pela Fitch Ratings (uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo), alcançando ‘AA+(bra)’ no Rating Nacional de Longo Prazo. Já na classificação de Curto Prazo, a instituição preservou a avaliação ‘F1+(bra)’, mantendo seu grau elevado de investimento.

De acordo com a agência, as notas refletem a manutenção de indicadores financeiros robustos por parte da instituição financeira cooperativa, desta vez em um ambiente operacional mais favorável. A Fitch Ratings destaca, ainda, o histórico sólido de negócios e gestão de riscos do Sicoob, que tem evoluído de maneira sustentável ao longo dos anos. O modelo de negócios tem demonstrado eficácia na obtenção de ganho de escala, geração de receitas, atração de depósitos e na preservação de indicadores financeiros seguros.

“Estamos muito satisfeitos com a elevação dessas avaliações. Isso é um testemunho do nosso compromisso com a transparência, solidez e responsabilidade em todas as nossas operações”, comenta Rubens Rodrigues Filho, diretor de Riscos e Controles do Sicoob. “Continuaremos focados em oferecer produtos e serviços financeiros de qualidade, impulsionados pela confiança e lealdade dos nossos cooperados”, afirma o executivo.

Para a Fitch, os principais motivos para elevação da classificação são: o papel estratégico do Sicoob no ambiente do cooperativismo financeiro brasileiro; perfil de risco bem administrado; adequada qualidade dos ativos; rentabilidade resiliente; capitalização adequada; e a captação estável e pulverizada, com uma ampla e crescente base de depósitos.

Como reflexo do seu crescimento, o Sicoob reafirma o compromisso de fortalecer sua posição no mercado, oferecendo produtos e serviços financeiros inovadores, sustentáveis e alinhados às necessidades de seus cooperados.

A elevação do rating pela Fitch reforça a perspectiva positiva em relação ao futuro da instituição financeira cooperativa e sua habilidade em enfrentar os desafios do cenário econômico, sempre em busca das melhores condições para seus cooperados.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas