quarta-feira, 17 abril, 2024

Governo de SC lança painel com dados da dengue

Compartilhe essa notícia:

As informações disponíveis no painel são provenientes dos casos notificados pelos municípios no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan On-line e Net) do Ministério da Saúde (MS)

O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, 27, o Painel para Monitoramento de Casos de Dengue e Chikungunya. Na nova ferramenta é possível consultar as principais informações sobre as doenças no estado, como número de casos prováveis, óbitos, faixa etária dos casos, número de casos por município, além de acompanhar o mapeamento dos focos do mosquito Aedes aegypti pelo estado.

“Esta ferramenta de monitoramento da dengue em Santa Catarina será fundamental para nos auxiliar nas tomadas de decisão tanto para as ações estaduais quanto para as municipais. Com o painel teremos acesso a informações e relatórios atualizados diariamente, intensificando a transparência dos dados aos gestores e população em geral. O Governo do Estado está atento e fazendo a sua parte, apoiando os municípios no combate à dengue. Mas um alerta: grande parte da solução da dengue está nas nossas mãos, vamos cuidar das nossas casas e dos nossos locais de trabalho para que as prefeituras possam cuidar dos cemitérios, das praças e áreas públicas. Então faça a sua parte”, salienta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Para ter acesso aos dados basta acessar o link.

As informações disponíveis no painel são provenientes dos casos notificados pelos municípios no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan On-line e Net) do Ministério da Saúde (MS), além de dados do sistema Vigilantos da DIVE/SC para análise dos focos do mosquito, e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) através do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL), para informações sobre os testes.

“O painel vai dar mais transparência para os dados. As pessoas podem acessar e ter conhecimento sobre como está a situação do seu município e isso pode até servir como mais um alerta, para que cada um faça sua parte na prevenção da doença”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica do estado.

Os dados apresentados no painel são parciais e sujeitos a alteração, a partir das informações inseridas pelas Secretarias Municipais de Saúde, com possibilidade de variação diária nas informações. Os dados serão atualizados diariamente (às 7h e às 13h). No painel pode-se aplicar filtros como por exemplo ano, classificação dos casos, municípios, região de saúde, sexo e raça, entre outros.
De acordo com os dados atualizados do painel, SC já tem 25.984 casos prováveis de dengue, com 10 óbitos confirmados. Já com relação à chikungunya são 84 casos prováveis.

Vale ressaltar que a DIVE vai continuar com a publicação dos informes epidemiológicos semanalmente, para análise mais detalhada do cenário da dengue em SC.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

De volta ao MDB, Buligon fala sobre o futuro no partido em Chapecó

O ex-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, acompanhado do presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB)...

Clima muda em Santa Catarina

A Epagri/Ciram divulgou há pouco a previsão do tempo para Santa Catarina. A nebulosidade...

Simpósio Brasil Sul de Avicultura teve recorde de público

Mais de duas mil pessoas circularam pelo Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo...

Neste sábado será Dia D de vacinação

Neste sábado, 13 de abril, será Dia D da Campanha de Multivacinação nas 26...
error: Este conteúdo é protegido !!