sábado, 22 junho, 2024

Volume de serviços prestados em Santa Catarina cresceu 1,3%

Compartilhe essa notícia:

O volume de serviços prestados em Santa Catarina cresceu 1,3% em abril, levando o índice a 114,65 pontos. Com esse resultado, o estado ficou em 17º lugar entre os 20 estados que registraram resultados positivos no mês. No Brasil, o indicador avançou 0,5% na passagem de março para abril de 2024, resultado do desempenho positivo em todas as atividades investigadas.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE. Em comparação com abril de 2023, o volume de serviços cresceu 9,4%, o quinto maior do país. O desempenho do estado ficou abaixo apenas do Amazonas (14,5%), do Espírito Santo (13,2%), do Maranhão (11,4%) e do Sergipe (10,1%). A pesquisa mostrou, ainda, crescimento de 6,7% nos primeiros quatro meses de 2024. O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 6,8%. Os resultados de Santa Catarina ficaram acima da média brasileira.

Receita nominal

A receita nominal das vendas cresceu 1,6% no mês, na série com ajuste sazonal. O índice chegou a 120,15 pontos – o maior da série histórica. O resultado do mês é 56% superior ao nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). Entre as Unidades da Federação, o resultado do mês posicionou Santa Catarina na 7ª posição. No Brasil, o indicador cresceu 1,1%, após cresce 2,2% em março.

Comparado a abril de 2023, a receita nominal cresceu 13,2% em Santa Catarina e 8,9% no Brasil. Além de superar a média nacional, esse resultado posicionou o estado em 9º lugar entre os estados. No acumulado do ano, a receita nominal cresceu 10,5% frente ao mesmo período do ano passado, em Santa Catarina (2 melhor resultado do país, atrás apenas do Amazonas, que cresceu 13,2%) e 6,3% no Brasil. No acumulado em 12 meses, a receita nominal das atividades de serviço cresceu 8,8% no estado e 5,2% no país.

Volume de vendas e receita nominal por atividades

Em abril, todas as atividades registraram aumento no volume de vendas em comparação com abril de 2023. Os maiores crescimentos no mês vieram dos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios’ (15,2%), ‘outros serviços’ (6,3%) e dos ‘serviços de informação e comunicação’ (6%). As atividades turísticas no estado cresceram 9,1%, o quarto melhor resultado entre os doze estados investigadas.

Variação, em %, do volume de serviços por atividade – Santa Catarina.

O resultado do mês contribuiu para o desempenho no ano, que registrou crescimento em todas as atividades. Destaque para o crescimento de 7,7% nos serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7,1% nos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios’ e de 7% nos ‘serviços de informação e comunicação’.

A receita nominal dos serviços cresceu todas as atividades em abril na comparação anual. A contribuição positiva mais importante ficou com o ramo dos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio’ (19,4%) e dos ‘serviços de informação e comunicação’ (13,2%). As receitas das atividades turísticas cresceram 9,8% no estado e 9,3% no Brasil. No ano, a receita também cresceu em todas as atividades, com destaque para o aumento de 13,1% na receita dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Copom decide nesta quarta se corta ou mantém juros básicos da economia

Taxa Selic, em 10,5% ao ano, pode ser mantida ou cair 0,25 ponto Com a...

OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz

Parecer foi aprovado hoje por aclamação O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 53 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília As seis dezenas do...

Procurando emprego?

Balcão de Empregos de Chapecó tem 944 vagas disponíveis O Balcão Municipal de Empregos de...
error: Este conteúdo é protegido !!