sexta-feira, 12 dezembro, 2025

SC espera colher 30% a mais de pinhão em 2024

Compartilhe essa notícia:

A colheita do pinhão em Santa Catarina inicia no dia 1º de abril, com perspectiva inicial de produção de 5,7 mil toneladas, 30% a mais que em 2023. A estimativa é da Gerência Regional da Epagri em Lages, baseada em levantamento feito com os produtores. A colheita vai até julho, período em que a estimativa inicial pode ser revista.

Somente no município de Painel, que é o maior produtor de pinhão no Estado, espera-se colher em torno de 2,2 mil toneladas. Segundo José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, essa não é uma quantidade muito expressiva, visto que em 2023 a produção foi muito baixa. “Esperamos que o preço compense para os agricultores, que nesse começo de safra está recebendo em torno de R$6,00 o quilo”, diz ele.

José Márcio acredita que essa alternância na produção esteja ligada a fatores climáticos. “Uma pinha leva cerca de 32 meses para estar madura. Portanto, as condições do clima de três anos interferem na quantidade e na qualidade das sementes”, esclarece.

O gerente ressalta que o pinhão é muito importante para os agricultores da Serra Catarinense. Das 16 mil famílias de produtores rurais da região, pelo menos 30% delas têm no pinhão um dos produtos que compõem a renda anual da propriedade.

LEIA TAMBÉM  Passo a passo oficial para atualizar o CadÚnico online: veja como funciona

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PM prende homem foragido que se escondeu no forro de casa em Chapecó

A Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos que estava foragido da justiça...

Chapecoense de Futsal encerra temporada histórica com 3º lugar no Brasileiro

A Associação Chapecoense de Futsal fechou uma temporada histórica em 2025. Após 16 anos,...

Sorteio da Mega-Sena de R$ 12 milhões ocorre nesta noite em São Paulo

O concurso 2.948 da Mega-Sena será realizado nesta noite, a partir das 21h (horário...

Anvisa publica registro da vacina contra dengue do Butantan para o SUS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou nesta segunda-feira (8) o registro da...