O município de Chapecó subiu da 12ª para a 6ª posição no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), entre os 295 municípios de Santa Catarina. A avaliação, feita pelo Tribunal de Contas do Estado, foi divulgada em dezembro de 2024. Os dados são relativos ao ano de 2023 comparados a 2021, pois em 2022 não houve avaliação do índice pelo TCE/SC.
“Ficamos muito felizes com o resultado pois isso reflete a boa gestão que estamos fazendo. Primeiro, recebemos a aprovação nas urnas. Agora, tecnicamente está demonstrada a evolução da Administração Municipal, fruto da modernização, investimentos em pessoal e infraestrutura. Mas o que importa mesmo é que estamos prestando melhores serviços para o cidadão”, disse o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
O Controlador Geral do Município, Alexei Anhalt, destaca que a boa classificação de Chapecó no ranking de Efetividade é resultado de um esforço coletivo, do comprometimento de todas as secretarias e de um objetivo traçado pela administração municipal que é tornar a Gestão Municipal de Chapecó referência na região e no estado.
O IEGM é composto de mais de 200 indicadores, que são respondidos pelas Prefeituras, sobre sete temas: Governança em TI, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cidades Protegidas, Planejamento e Fiscal.
De acordo com o Tribunal de Contas, o IEGM permite observar quais são os meios utilizados pelos municípios nas quantidades e qualidades adequadas e ao melhor preço (economia), de modo a entender a melhor relação entre os meios utilizados e os resultados obtidos (eficiência), visando ao alcance dos objetivos com eficácia.
A Capital do Oeste destacou-se principalmente na área da Saúde, ficando em 1º lugar dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Além disso, no quesito Meio Ambiente Chapecó ficou em 4º lugar e em Governança em TI, em 11º, entre todos os municípios catarinenses.
SAÚDE: Com 72 pontos no IEGM, a Gestão da Saúde Pública do município de Chapecó se destaca no estado de Santa Catarina, ficando em 1º lugar dentre as maiores cidades do estado (com mais de 100 mil habitantes). Recentemente Chapecó ficou em primeiro em Santa Catarina na avaliação quadrimestral do Previne Brasil, na Atenção Básica, entre cidades com mais de 100 mil habitantes, e em segundo no Brasil, entre cidades com mais de 200 mil habitantes.
MEIO AMBIENTE: Este tema leva em conta o plano de gestão de resíduos, ações de promoção da sustentabilidade e educação ambiental. Uma das ações de destaque da Prefeitura nessa área é o programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável.
GOVERNANÇA EM TI: Entre os fatores avaliados estão: o site da Prefeitura com informações atualizadas e boa funcionalidade, a carta de serviços, os serviços de informações ao cidadão, a segurança de dados e a transparência dos dados com a arrecadação da receita e com a aplicação dos recursos públicos (Portal da Transparência).