As plantas daninhas em pastagens representam um dos fatores mais significativos de perdas para a pecuária de leite e de corte e essa situação envolve as principais regiões produtoras de Santa Catarina, inclusive o Oeste do Estado. Para reforçar o combate às plantas invasoras de extrema dificuldade de controle, uma das principais empresas globais de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a agricultura e pecuária, a Sumitomo Chemical, lançou em Chapecó um herbicida para combater o problema, em conjunto com a empresa Agrolíder, representante para Santa Catarina.
O Tempest E foi desenvolvido mediante formulação exclusiva, com amplo espectro de controle e alta seletividade, o que contribui para aplicação segura sobre a pastagem. Além disso, um de seus diferenciais está no fato de ter dose mais concentrada, o que possibilita o uso de menor volume de produto por hectare em relação a soluções convencionais. Isso favorece a otimização logística, reduz o volume de embalagens e propicia práticas de manejo mais eficientes e sustentáveis.
Ricardo Urbancic, diretor da Agrolíder, distribuidora em Santa Catarina de produtos Sumitomo para a linha de pastagens, explica que o Tempest E inova por ter ingredientes ativos que facilitam os efeitos sobre a aplicação foliar do herbicida. “É um produto extremamente seguro para o meio ambiente, para o aplicador e muito eficiente contra plantas invasoras de pastagens e que sejam de difícil controle”, explica o empresário. Acrescenta que esse fator, além de facilitar a produção de pastagens, deixa mais tempo livre para o pecuarista fazer a gestão dos negócios da propriedade.
FORMULAÇÃO INOVADORA
Conforme especificações do fabricante, o Tempest E possui formulação inovadora que contém um sal exclusivo em sua composição. Assim, seu pacote tecnológico proporciona estabilidade e homogeneidade, desde a formulação até a preparação da calda.
O produto atua exclusivamente nas plantas daninhas, sem comprometer a produção da gramínea forrageira consumida pelos animais. Essa característica possibilita maior produtividade e rentabilidade para o pecuarista. Outras vantagens estão no fato desse herbicida, com menor dose, otimizar o transporte, gerar menos embalagens para descarte e reduzir a necessidade de espaço para armazenamento.











