terça-feira, 16 abril, 2024

Frente fria traz novos temporais com chuva intensa e volumosa em SC

Compartilhe essa notícia:

Após um final de semana de sol e calor na maior parte de Santa Catarina, esta semana será marcada por tempo instável em todo o estado. Entre a segunda, 4, e a terça-feira, 5, o avanço de uma frente fria favorece temporais com chuva intensa e volumosa, sobretudo nas áreas da metade leste, onde são esperados acumulados entre 75 mm e 100 mm.

Dentre estas regiões destaca-se o Litoral Norte e proximidades, onde os acumulados previstos são ainda mais elevados, podendo se aproximar de 150 mm. Além disso, com o sistema avançando pelo oceano, o mar fica agitado, com ondas entre 2,5 m e 3,0 m no Litoral Sul e entre 2,0 m e 2,5 m na Grande Florianópolis. 

Neste período o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, enxurradas, deslizamentos e destelhamentos) e à agitação marítima (erosão costeira e risco para atividades naúticas). Na segunda-feira, antes das chuvas as temperaturas sobem entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense, com máximas na casa dos 30°C, mas não passam de 25°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Já na terça-feira, com a nebulosidade predominando as temperaturas ficam amenas em todo o estado.Neste período o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, enxurradas, deslizamentos e destelhamentos) e à agitação marítima (erosão costeira e risco para atividades naúticas). Na segunda-feira, antes das chuvas as temperaturas sobem entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense, com máximas na casa dos 30°C, mas não passam de 25°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Já na terça-feira, com a nebulosidade predominando as temperaturas ficam amenas em todo o estado.

Na quarta, 6, e na quinta-feira, 7, o tempo firme volta a predominar e as temperaturas se elevam. O aquecimento combinado à disponibilidade de umidade favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados entre o Grande Oeste e o Litoral Norte, mas com risco baixo para ocorrências relacionadas. Já na sexta-feira, 8, e no sábado, 9, uma nova frente fria avança e deixa o tempo chuvoso em todas as regiões catarinenses, trazendo um risco moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Clima muda em Santa Catarina

A Epagri/Ciram divulgou há pouco a previsão do tempo para Santa Catarina. A nebulosidade...

Simpósio Brasil Sul de Avicultura teve recorde de público

Mais de duas mil pessoas circularam pelo Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo...

Casos de abusos contra menores repercutem em sessão

A informação de que Santa Catarina ocupa, em números absolutos, a 4ª posição no...

Homem é preso por porte ilegal de munição

Ao ser abordado pela PM o homem fugiu para dentro de casa e tentou...
error: Este conteúdo é protegido !!