sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Em 2023, Santa Catarina teve redução nos dados criminais

Compartilhe essa notícia:

Os dados sobre o número de ocorrências foram compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior

Conforme a SSP/SC, indicadores criminais demonstram decréscimo significativo ao longo do ano de 2023 em Santa Catarina. O desempenho exemplar das forças de Segurança, compreendendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, aliado aos investimentos do Governo do Estado, à colaboração entre os órgãos policiais, aos planejamentos de inteligência e a um conjunto de medidas de combate ao crime, são apontados como fatores-chave para posicionar Santa Catarina como o Estado mais seguro do país.

Os dados sobre o número de ocorrências foram compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

Em 2023, observou-se uma diminuição nos crimes, tais como latrocínios (-52%), roubos (-14,5%), homicídios (-4,2%), feminicídios (-1,8%), furtos (-2,4%) e lesão corporal seguida de morte (-20%). Em relação ao panorama geral de mortes violentas, incluindo homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confronto policial, houve uma redução de -1%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, os resultados refletem a competência dos servidores das instituições que compõem a segurança pública catarinense. “Atribuo diretamente à competência de cada um dos servidores que compõem o nosso quadro da segurança pública do Estado: os Bombeiros, a Polícia Científica, a Polícia Civil e a Polícia Militar, todos extremamente técnicos, que sabem o que estão fazendo e estão trabalhando motivados”, destaca o secretário.

Para o ano de 2024, o foco é manter a tendência de queda da criminalidade e manter a intensidade das ações no estado. “O nosso objetivo é manter os bons números, com muito trabalho e muito esforço de todos da Segurança Pública e do nosso próprio governador do Estado, Jorginho Mello”, afirma o secretário Sargento Lima.

Conforme a SSP, os roubos e furtos a instituições financeiras registraram uma diminuição de (-28,9%). Além disso, os roubos e furtos de veículos apresentaram uma queda (-11,5%), assim como os estelionatos (-3,1%). Por outro lado, os casos de violência doméstica, englobando crimes como ameaça, calúnia, injúria, difamação, estupro, lesão corporal dolosa e vias de fato, cresceram 6,8%, enquanto as mortes em confronto policial aumentaram 79,5%.

Ainda segundo a SSP, 146 municípios em Santa Catarina não registraram ocorrências de homicídios em 2023, representando 49,5% dos municípios catarinenses. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado foi de 7,5, a mais baixa dos últimos quatro anos em SC.

Dos homicídios registrados em 2023, 50,2% ocorreram nos finais de semana, e 49,8% em dias de semana. Adicionalmente, 54,7% dos homicídios no Estado foram registrados no período noturno, enquanto 45,3% no período diurno.

A SSP informa ainda que 40,4% dos homicídios ocorreram em via pública e 38,5% em residências. Dos homicídios registrados, 40,4% envolveram o uso de arma de fogo e 32,5% o uso de arma branca.

Fonte: RCN

Para mais notícias do Brasil, de Santa Catarina e de Chapecó, acesse a Folha Desbravador e continue informado!

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas