terça-feira, 12 agosto, 2025

Em entrega Prêmio MEC da Educação Brasileira governo destaca investimentos no setor

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta segunda-feira (11), o Prêmio MEC da Educação Brasileira a estudantes, municípios e escolas da rede pública de todo o país. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e reconheceu 116 projetos com melhores práticas em inclusão, diversidade, qualidade de ensino e desempenho educacional.

Reconhecimento a boas práticas

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a seleção considerou indicadores como Ideb, taxa de alfabetização, permanência escolar, educação em tempo integral e desempenho no Enem. Também foram avaliados dados da educação básica e outros índices nacionais.

Entre os premiados, 54 estudantes obtiveram as maiores notas na redação do Enem. Além deles, quatro estados, 35 municípios e 20 escolas foram reconhecidos em oito categorias, incluindo educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional e tecnológica. Também receberam homenagem 49 professores.

Prêmios e investimentos

Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e valores entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, que deverão ser destinados à melhoria da infraestrutura escolar e valorização de profissionais de educação.

“A sensação que eu tive aqui ao entregar esse prêmio para vocês é como se eu estivesse entregando o Oscar da resiliência, da teimosia para pessoas que acreditam que não há nada impossível quando a gente tem vontade. Não existe espaço para desanimar”, afirmou Lula.

Compromisso com a educação

Em discurso, o presidente reforçou que investir em educação é prioridade do governo e citou o programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio público inscritos no CadÚnico. A iniciativa funciona como poupança para garantir permanência e conclusão dessa etapa de ensino.

“O Estado não pode transferir a sua responsabilidade para a família ou para Deus. É preciso que a gente assuma a responsabilidade e, por isso, criamos o Pé-de-Meia”, declarou, criticando a falta de investimentos de gestões anteriores.

LEIA TAMBÉM  Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Lula também destacou a necessidade de ampliar infraestrutura, laboratórios e a valorização salarial dos professores. Segundo ele, o governo federal está articulando com estados e municípios para alfabetizar 80% das crianças até o 2° ano do ensino fundamental até 2030.

Autoridades presentes

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, secretários estaduais e municipais de educação, estudantes, professores, parlamentares e ministros de outras pastas.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Ação da Polícia Civil recupera objetos furtados de alto valor em Cordilheira Alta

Parte dos bens foi localizada em Chapecó com comprador enganado sobre a origem criminosa A...

Tarifaço de Trump contra o Brasil começa a valer e atinge 4% das exportações

Produtos como café, frutas e carnes passam a pagar 50% de tarifa para entrar...

Haddad diz que extrema-direita dos EUA articulou cancelamento de reunião com secretário do Tesouro

A reunião prevista para quarta-feira (13) entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e...

Polícia Municipal recupera diversos itens furtados no bairro Alvorada, em Chapecó

Jovem de 19 anos foi detida após denúncia de moradora que reconheceu videogame furtado...