Inspirada na precursora da enfermagem moderna, a enfermeira italiana Florence Nightingale, a cerimônia da passagem da lâmpada tornou-se um símbolo dentro da área. O portal da British Red Cross conta que Florence liderou um grupo de 38 enfermeiras durante a Guerra da Crimeia em 1854, na qual utilizava uma lâmpada para visitar soldados feridos em combate; por tal motivo, a lâmpada, que leva a luz onde existe a doença e sofrimento, tornou-se símbolo da Enfermagem.
Comemorando tal simbolismo, o curso de Enfermagem da Unochapecó celebrou a 1° Cerimônia de Passagem da Lâmpada na segunda-feira (16). O momento aconteceu no Salão Nobre da Unochapecó e contou com a presença de estudantes do 8° e 10° período, docentes do curso, amigos e familiares. Idealizador da cerimônia na Instituição junto à professora Caroline Correia, o coordenador do curso, professor Samuel Zuge, em seu discurso sublinha a importância do profissional em Enfermagem e a descreve como uma arte, pela complexidade de todo o processo.
“A gente vai cuidar de pacientes, muitas vezes, em estado crítico, família desestruturada no processo, vamos passar por momentos difíceis, mas sempre levando no coração que devemos tentar fazer o melhor, independente da situação. A Cerimônia é um marco, um rito do curso de enfermagem, que celebra um pouco do compromisso que devemos ter com a nossa profissão”, pontua.
Durante o rito, os estudantes do 10° período do curso entregaram uma lâmpada com a chama da vela, posteriormente acesa pelos coordenadores do evento, aos colegas do 8° período. Este sendo um símbolo de mentoria e cuidado aos estudantes que entrarão na última fase da Universidade. Ao final, as estudantes Maiara Bitencourt e Estéfani Galli realizaram um pronunciamento em nome e homenagem às turmas.
Representando a reitoria da Unochapecó, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanessa Corralo, relembra das provações que cada estudante passou durante a sua graduação; onde deixamos de lado alguns lazeres para alcançar sonhos. Contudo, são em momentos como o da Cerimônia que é percebido e relembradas todas as batalhas vencidas e nossa evolução pessoal. “E este momento é muito mais de vocês, porque se os formandos e os estudantes que se formarão em breve estão aqui é porque tiveram um caminho de ensinamento, de encorajamento, e um caminho que fez com que eles, sem dúvida nenhuma, chegassem aqui de uma maneira muito melhor”.
Parabenizamos nossos formandos do 10° período de Enfermagem e desejamos sorte aos estudantes que entrarão em seu último ano na Instituição, a Unochapecó estará de portas abertas sempre que desejarem retornar.