quarta-feira, 15 janeiro, 2025

Impostos poderão ser pagos por PIX

Compartilhe essa notícia:

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (6), dois projetos de lei (PLs) referentes a pagamentos com Pix no poder público estadual. As iniciativas, dos deputados Matheus Cadorin (Novo) e Delegado Egídio (PTB), passarão pela votação da Redação Final para serem encaminhadas para análise do governador.

O PL 28/2023 dá o direito de o contribuinte catarinense ter acesso a meios de pagamento digitais, como o Pix, para a quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições. Um dos objetivos é modernizar e agilizar o processo  de arrecadação de impostos no estado.

“O projeto dá a população a possibilidade de ter a opção de pagar por Pix, algo que já ocorre em outros estados, com alta aceitação”, justifica Cadorin, autor do PL 28/2023. “Não faz sentido a gente ficar para trás. Isso traz segurança, já que o pagamento cai na hora nos cofres do governo. Traz benefícios para a população e para o governo.”

Já o PL 257/2023, de autoria de Delegado Egídio, permite o pagamento de fiança concedida por autoridade judicial ou policial por meio de Pix. Conforme o autor, o objetivo é facilitar o pagamento das fianças, em especial em fins de semana e feriados, além de evitar que agentes policiais fiquem com montantes de dinheiro sob seus cuidados, quando do pagamento em espécie, o que coloca em risco a segurança desses servidores.

O relator do PL na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Napoleão Bernardes (PSD), elogiou a proposta. “É a simplificação, a desburocratização, permitir ao acesso às novas tecnologias e facilitar a vida do cidadão”, disse.

Datas
Os deputados aprovaram dois projetos sobre instituição de datas comemorativas. O PL 144/2023, do deputado Altair Silva (PP), estabelece março como o mês dedicado às ações de promoção da sanidade animal e vegetal em Santa Catarina. “O status sanitário que Santa Catarina tem depende muito da defesa sanitária vegetal e animal. Por isso, a importância desse projeto”, justificou o autor.

LEIA TAMBÉM  Bombeiros atendem incêndio em Palmitos

Já o PL 295/2023, do deputado Marcius Machado (PL), estabelece 22 de julho como o Dia Estadual da Paz e da Conciliação.

Capital
O Plenário também aprovou o PL 388/2023, de Altair Silva, que reconhece o município de Caibi, no Extremo Oeste, como a Capital Catarinense das Festividades Natalinas, além do PL 202/2023, do deputado Nilso Berlanda (PL), que trata da transferência simbólica da Capital de Santa Catarina para Curitibanos no dia 11 de junho de 2024, data em que o município comemorará o aniversário de 155 anos.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Vendas do comércio de Santa Catarina crescem 6,9%

O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento no volume de vendas de 6,9%...

Fogo destrói depósito de materiais de construção em Guatambu

Uma intensa movimentação de viaturas do Corpo de Bombeiros de Chapecó foi registrada na...

MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal

Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita...

Bombeiros encontraram idoso que estava perdido

Homem tem problemas de Alzheimer e estava com familiares em área próximo de riacho
error: Este conteúdo é protegido !!