sexta-feira, 9 maio, 2025

Oeste de SC é a segunda mesorregião que mais produz leite

Compartilhe essa notícia:

A Pesquisa da Pecuária Municipal*, divulgada neste mês de setembro, pelo IBGE, revelou que o Grande Oeste catarinense é responsável por 7% da produção de leite de todo o Brasil. Ao todo, são produzidos 2,4 bilhões de litros por ano, o que coloca a região na segunda colocação do ranking nacional, ficando atrás apenas do Noroeste gaúcho (2,7 bilhões de litros).

O Oeste catarinense se manteve na posição desde 2021, mesmo depois de dois anos de queda na produção leiteira (em 2021 e 2022). Em 2023 a região voltou a apresentar crescimento próximo à média nacional, de 2% – maior do que o aumento de vacas ordenhadas, inclusive.

Você lembra em quem votou em 2020?

De acordo com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), essa retomada do crescimento é um reflexo da maior produtividade no setor: a produção de leite aumentou, inclusive, mais do que a quantidade de vacas ordenhadas.

“É um resultado muito positivo, principalmente porque a produção leiteira é um fundamental meio de geração de renda no Grande Oeste catarinense, formado majoritariamente por pequenos agricultores. Se houver investimento em um pasto de maior resultado, teríamos uma produção ainda maior”, avalia o diretor de Agronegócio e Ferrovias da FACISC, Lenoir Broch.

O diretor do programa Voz Única da FACISC, Milvo Zancanaro, explica que o sucesso da agricultura familiar no Grande Oeste se deve, também, pela organização dos produtores em cooperativas, “o que fortalece todo o sistema, não apenas o setor leiteiro, mas diversos commodities”, explica Zancanaro.

LEIA TAMBÉM  IR 2025: saiba como incluir dependentes e deduzir despesas

Entre os municípios que se destacam na produção leiteira na região estão Concórdia, Guaraciaba, Itapiranga, São João do Oeste, São José do Cedro, Iporã do Oeste e Tunápolis.

Confira outros destaques da pesquisa para a região:

. Suínos – O Oeste catarinense também se manteve líder nacional no rebanho efetivo de suínos. Os 7,4 milhões de suínos na região representam 17% do rebanho total do país. Em 2023, Santa Catarina registrou recorde no montante exportado de carne suína e na quantidade de animais abatidos.

. Galináceos – A região ultrapassou o Centro Goiano e se configura na quarta colocação nacional. Dentre os maiores do ranking, a região foi a que mais cresceu ante 2022: 5%.

. Codornas – Atualmente, a região conta com 334 mil codornas. O rebanho aumentou 80% e isso estimulou a produção de ovos de codorna, que duplicou de valor em 2023 e atingiu 1,8 milhões de dúzias. O Oeste catarinense é o único do país que exporta codornas, com destaque para o município Coronel Freitas, que vende principalmente para países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Emirados Árabes e Catar.

. Tilápias – A produção de tilápias aumentou 14% no Oeste em 2023. Além disso, a região subiu duas posições no ranking nacional de peixes tradicionais, assumindo a quarta colocação nacional.

* Sobre a pesquisa: Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, e analisados pelo Centro de Inteligência e Estratégia da FACISC. A PPM investiga, anualmente, informações sobre os principais efetivos das espécies animais criadas e as produções de leite, ovos de galinha e de codorna, mel de abelha, lã bruta, casulos do bicho-da-seda, além da aquicultura (piscicultura, carcinicultura e malacocultura), constituindo, assim, a principal fonte de estatísticas desse segmento econômico. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

LEIA TAMBÉM  Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dólar inicia mês em baixa com chances de negociação entre EUA e China

As chances de negociações entre Estados Unidos e China contribuíram para que o mercado...

Câmara pode votar urgência para aumentar número de deputados federais

O projeto de lei complementar (PLP) 177 de 2023 que prevê o aumento do número de deputados...

Caminhão carregado com carne capota em saída de pista na SC-155

Um acidente de trânsito mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na...

Sábado será dia D de vacinação contra a gripe. Toda a população pode vacinar-se

No próximo sábado, 10, será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra...
error: Este conteúdo é protegido !!