sexta-feira, 14 março, 2025

Comércio de Santa Catarina cresce 8,3% em janeiro

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O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 8,3% no mês de janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta sexta (14). O percentual é o maior para um mês de janeiro dos últimos seis anos, destacando o bom momento da economia e do poder de compra do catarinense.

O percentual de crescimento de 8,3% no comércio de Santa Catarina ficou bem acima da média nacional, de 3,1% no mesmo período. No ranking dos estados, Santa Catarina tem o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Amapá (14,3%) e Rio Grande do Sul (10,8%). O estado catarinense ficou à frente de estados como Minas Gerais (4,2%), Paraná (4%) bem como de São Paulo (2,2%).

Santa Catarina é um estado diferenciado pelo espírito empreendedor do nosso empresariado. O nosso trabalhador, por exemplo, gosta de fazer, gosta de aprender e gosta de empreender. Além disso, a economia cresceu e continua crescendo. E o importante a se ressaltar é que isto cria muitos empregos aqui no estado, gerando oportunidades e aumento da renda”, disse o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Crescimento do comércio de Santa Catarina por segmentos

Entre os segmentos do comércio de Santa Catarina com melhor desempenho em janeiro estão bens duráveis. É o caso dos eletrodomésticos, com aumento do volume de vendas em 11,4%. O setor de combustíveis e lubrificantes também foi destaque, com avanço de 8,2% nas vendas, assim como os supermercados e hipermercados, com alta de 7,9%. Segmentos como artigos farmacêuticos (7,5%) bem como tecidos, vestuário e calçados (7,4%) também cresceram.

“O mês de janeiro foi de intenso turismo no estado de Santa Catarina. Milhões de turistas brasileiros e de outras nacionalidades visitaram o nosso litoral. Isso faz a diferença para o comércio. Além disso, é preciso destacar também que Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil, o que é fundamental para atrair mais turistas e estimular o crescimento do nosso mercado de consumo”, acrescenta Dreveck.

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No comércio varejista ampliado, que considera mais segmentos, também houve avanço no volume de vendas. É o caso dos veículos, motocicletas, partes e peças, com elevação de 10,2%, dos materiais de construção, com alta de 5,4%, bem como dos atacados, somando 2,3% mais vendas em relação a janeiro do ano passado.

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