quinta-feira, 27 novembro, 2025

Comércio de Santa Catarina cresce 8,3% em janeiro

Compartilhe essa notícia:

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 8,3% no mês de janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta sexta (14). O percentual é o maior para um mês de janeiro dos últimos seis anos, destacando o bom momento da economia e do poder de compra do catarinense.

O percentual de crescimento de 8,3% no comércio de Santa Catarina ficou bem acima da média nacional, de 3,1% no mesmo período. No ranking dos estados, Santa Catarina tem o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Amapá (14,3%) e Rio Grande do Sul (10,8%). O estado catarinense ficou à frente de estados como Minas Gerais (4,2%), Paraná (4%) bem como de São Paulo (2,2%).

Santa Catarina é um estado diferenciado pelo espírito empreendedor do nosso empresariado. O nosso trabalhador, por exemplo, gosta de fazer, gosta de aprender e gosta de empreender. Além disso, a economia cresceu e continua crescendo. E o importante a se ressaltar é que isto cria muitos empregos aqui no estado, gerando oportunidades e aumento da renda”, disse o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Crescimento do comércio de Santa Catarina por segmentos

Entre os segmentos do comércio de Santa Catarina com melhor desempenho em janeiro estão bens duráveis. É o caso dos eletrodomésticos, com aumento do volume de vendas em 11,4%. O setor de combustíveis e lubrificantes também foi destaque, com avanço de 8,2% nas vendas, assim como os supermercados e hipermercados, com alta de 7,9%. Segmentos como artigos farmacêuticos (7,5%) bem como tecidos, vestuário e calçados (7,4%) também cresceram.

“O mês de janeiro foi de intenso turismo no estado de Santa Catarina. Milhões de turistas brasileiros e de outras nacionalidades visitaram o nosso litoral. Isso faz a diferença para o comércio. Além disso, é preciso destacar também que Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil, o que é fundamental para atrair mais turistas e estimular o crescimento do nosso mercado de consumo”, acrescenta Dreveck.

LEIA TAMBÉM  INSS e Banco BMG Firmam Acordo para Corrigir Empréstimos Consignados

No comércio varejista ampliado, que considera mais segmentos, também houve avanço no volume de vendas. É o caso dos veículos, motocicletas, partes e peças, com elevação de 10,2%, dos materiais de construção, com alta de 5,4%, bem como dos atacados, somando 2,3% mais vendas em relação a janeiro do ano passado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Motociclista de 37 anos morre em acidente isolado na Marechal Bormann

Um homem de 37 anos faleceu em um acidente de trânsito na noite de...

Ações integradas buscam reduzir obras paralisadas em Santa Catarina

Representantes de diversas instituições deram um passo importante, na última segunda-feira (17), para avançar...

Acidente no interior de Cordilheira Alta deixa vítima

Um acidente de trânsito mobilizou o Corpo de Bombeiros de Xaxim na tarde deste...

EUA retira tarifação de 40% sobre produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou e comemorou publicamente a decisão dos...