Governo estuda ampliar programa de renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas
O governo federal está avaliando a criação de uma nova edição do Desenrola Brasil. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (30) pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Estamos trabalhando junto com o Ministério da Fazenda”, afirmou França. Segundo ele, a equipe econômica já discute alternativas para incluir empresas que ficaram de fora da primeira fase do programa.
Tarifaço dos EUA impactou o cronograma
França revelou que o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros atrasou as tratativas. No entanto, ele garantiu que o tema continua em pauta. “Conversei com o ministro Fernando Haddad recentemente. Claro que esse assunto do tarifaço acabou atrapalhando um pouco a sequência das coisas, mas eles estão pensando em um Desenrola novo, que possa ajudar os empresários que não conseguiram ser contemplados”, afirmou.
Primeira edição renegociou R$ 7,5 bilhões
O ministro também destacou os resultados da edição anterior do programa. Segundo ele, foram firmadas 183 mil operações de renegociação, totalizando R$ 7,5 bilhões em dívidas negociadas. “122 mil empresas conseguiram desenrolar suas contas”, disse.
Para quem ainda não regularizou sua situação, França reforçou a importância da nova oportunidade. “Se sair o novo Desenrola, aproveite. Você vai ao banco, vai a quem você está devendo, seja lá quem for. O desconto é de 90% ou 95%. É uma chance meio que única, difícil acontecer de novo”, alertou.