terça-feira, 3 março, 2026

EUA retira tarifação de 40% sobre produtos brasileiros

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou e comemorou publicamente a decisão dos Estados Unidos de retirar as taxas de importação sobre produtos brasileiros, durante a abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, na noite da quinta-feira (20).

Lula destacou que a medida representa uma vitória do diálogo e do respeito entre as nações. Ele enfatizou que o Brasil soube lidar com a pressão inicial das tarifas e conquistou o respeito do governo norte-americano.

Diálogo supera medidas protecionistas

O presidente norte-americano Donald Trump assinou a ordem executiva que elimina a tarifa de 40% sobre diversos produtos brasileiros. A lista inclui itens importantes da pauta exportadora do Brasil, como café, cacau, frutas tropicais, sucos e carne bovina.

Segundo a Casa Branca, a decisão surgiu após uma conversa telefônica entre os dois presidentes. Eles concordaram em iniciar negociações para resolver as questões comerciais entre os países.

Estratégia de paciência e diplomacia

Em seu discurso, Lula fez uma analogia sobre sua abordagem nas negociações. “Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo entrou em crise e ficou nervoso. E eu não costumo tomar decisão com 39 graus de febre. Eu espero a febre baixar”, afirmou.

O presidente brasileiro explicou que decisões tomadas sob pressão geralmente levam a erros. Sua estratégia de esperar o momento adequado para negociar mostrou resultados positivos.

Vitória do diálogo e trabalho em equipe

Lula reconheceu o trabalho de sua equipe de negociação nas redes sociais. Ele destacou a atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira.

O presidente afirmou que o diálogo franco com Trump permitiu avanços importantes. No entanto, ele ressaltou que ainda há trabalho pela frente para garantir os interesses brasileiros.

LEIA TAMBÉM  Novas tarifas de Trump poupam 46% das exportações do Brasil aos EUA

“Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais”, declarou Lula. “Seguiremos nesse diálogo com o presidente Trump tendo como norte nossa soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira.”

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões nesta quinta (26); sorteio é ao vivo

As seis dezenas do concurso 2.977 da Mega-Sena serão sorteadas nesta quinta-feira (26), a...

Chapecó enfrenta São Caetano nos playoffs da Superliga B

A Superliga B de Voleibol Feminino entra na fase de playoffs nesta semana, e...

ExpoFemi 2026 inicia no sábado, em Xanxerê

Xanxerê dá início, neste sábado (28), a 21ª da Festa Estadual do Milho, ExpoFemi...

Instagram vai notificar pais de adolescentes que pesquisarem termos sobre suicídio

O Instagram afirmou que notificará os pais caso seus filhos adolescentes pesquisem repetidamente termos...