terça-feira, 23 dezembro, 2025

Abertura de empresas SC alcançou recorde

Compartilhe essa notícia:

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 e bateu um recorde histórico no empreendedorismo estadual. Enquanto nos primeiros três meses de 2024 o saldo foi positivo em 32.169 empresas, neste ano o valor saltou para 42.453. O resultado é o maior para o período desde o início da série histórica calculada pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

O desempenho acima da média na abertura de empresas em Santa Catarina reflete o aquecimento da economia, principalmente a partir do crescimento dos setores da indústria, comércio e serviços. Conforme a Jucesc, o saldo positivo de 42.453 empresas no primeiro trimestre é fruto da relação entre as empresas constituídas (83.541) e empresas extintas (41.088) no período.

O governador Jorginho Mello destaca que Santa Catarina é um exemplo de empreendedorismo para o Brasil. “Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo que é trabalhador. Por isso as coisas aqui dão certo. Além disso, o Governo do Estado investe muito para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizando o Estado, ampliando os investimentos nas estradas, na segurança pública, nos portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, afirma.

Setores de transportes e atividades administrativas são destaque

Conforme os dados da Jucesc, o saldo de empresas foi positivo em todos os setores no primeiro trimestre de 2025. O destaque é o segmento de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 CNPJs. Em seguida aparecem as atividades administrativas, com saldo de 5.298. Os setores de comércio e reparação de veículos (5.242) e de construção (4.293) vem na sequência. A indústria da transformação, com saldo de 4.075, fecha o top 5.

“A economia de Santa Catarina está aquecida, o que aumenta a demanda principalmente no setor de serviços. Isso estimula a criação de novos negócios. Ao mesmo tempo, as micro e pequenas empresas têm registrado crescimento das vendas, o que é positivo. Com isso, a geração de empregos avança, garantindo mais oportunidades para os catarinenses”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

LEIA TAMBÉM  Nubank busca licença bancária para se adequar a nova regra do BC

MEIS são a maior parte das novas empresas de Santa Catarina

Do saldo positivo de 42.453 empresas registrado no primeiro trimestre de 2025, a maior parte, 36.200, são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Já as empresas limitadas registraram saldo de 11.449 CNPJs. A fatia de Empresário Individual, que vem sendo substituída pelos MEIs, teve saldo negativo de 5.349 no período.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PM apreende mais de 60 kg de maconha e milhares de drogas sintéticas em apartamento

A Polícia Militar de Santa Catarina desmantelou um ponto de tráfico de drogas no...

Proibição de importados se amplia: Alesc aprova veto a leite em pó e derivados

A proteção aos produtores de leite de Santa Catarina ganhou um escopo mais amplo....

Chapecó terá tempo instável e calor acima de 30°C nesta semana

O verão chega com força total em Chapecó nesta semana. De segunda (22) a...

Prefeitura anuncia fechamento parcial da Avenida Atílio Fontana nesta sexta-feira

A Avenida Atílio Fontana, uma das principais vias de Chapecó, terá um fechamento parcial...