quarta-feira, 29 abril, 2026

Abertura de empresas SC alcançou recorde

Compartilhe essa notícia:

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 e bateu um recorde histórico no empreendedorismo estadual. Enquanto nos primeiros três meses de 2024 o saldo foi positivo em 32.169 empresas, neste ano o valor saltou para 42.453. O resultado é o maior para o período desde o início da série histórica calculada pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

O desempenho acima da média na abertura de empresas em Santa Catarina reflete o aquecimento da economia, principalmente a partir do crescimento dos setores da indústria, comércio e serviços. Conforme a Jucesc, o saldo positivo de 42.453 empresas no primeiro trimestre é fruto da relação entre as empresas constituídas (83.541) e empresas extintas (41.088) no período.

O governador Jorginho Mello destaca que Santa Catarina é um exemplo de empreendedorismo para o Brasil. “Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo que é trabalhador. Por isso as coisas aqui dão certo. Além disso, o Governo do Estado investe muito para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizando o Estado, ampliando os investimentos nas estradas, na segurança pública, nos portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, afirma.

Setores de transportes e atividades administrativas são destaque

Conforme os dados da Jucesc, o saldo de empresas foi positivo em todos os setores no primeiro trimestre de 2025. O destaque é o segmento de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 CNPJs. Em seguida aparecem as atividades administrativas, com saldo de 5.298. Os setores de comércio e reparação de veículos (5.242) e de construção (4.293) vem na sequência. A indústria da transformação, com saldo de 4.075, fecha o top 5.

“A economia de Santa Catarina está aquecida, o que aumenta a demanda principalmente no setor de serviços. Isso estimula a criação de novos negócios. Ao mesmo tempo, as micro e pequenas empresas têm registrado crescimento das vendas, o que é positivo. Com isso, a geração de empregos avança, garantindo mais oportunidades para os catarinenses”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

LEIA TAMBÉM  Consumo em supermercados cresce 1,92% no primeiro trimestre

MEIS são a maior parte das novas empresas de Santa Catarina

Do saldo positivo de 42.453 empresas registrado no primeiro trimestre de 2025, a maior parte, 36.200, são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Já as empresas limitadas registraram saldo de 11.449 CNPJs. A fatia de Empresário Individual, que vem sendo substituída pelos MEIs, teve saldo negativo de 5.349 no período.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Criança de quatro anos morre após ataque de cachorro no bairro Pinheirinho

Uma criança de quatro anos morreu após ser atacada por um cachorro na manhã...

Oliveiras centenárias doadas pela Receita Federal são plantadas no Parque Eldorado em Chapecó

O Parque Eldorado, que está sendo construído pela Prefeitura de Chapecó, ganhou dois exemplares...

Clube de Xadrez Chapecó brilha no Curitiba Chess Open com quatro medalhas e título Sub-18

O Clube de Xadrez Chapecó (CXC) esteve presente no Curitiba Chess Open, realizado entre...

Balcão de Empregos tem 1569 vagas em 186 empresas

As entrevistas agendadas nesta semana iniciam na terça-feira (28), às 13h30, no Balcão do...