segunda-feira, 30 março, 2026

Inadimplência das famílias em SC atinge recorde histórico

Compartilhe essa notícia:

A inadimplência das famílias catarinenses atingiu, em agosto, o maior índice desde o início da série histórica da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), em 2010. Segundo levantamento da Fecomércio SC em parceria com a CNC, 31,5% dos núcleos familiares estavam com contas em atraso no estado.

SC acima da média nacional

O resultado coloca Santa Catarina, tradicionalmente entre os estados com menor inadimplência do país, acima da média nacional (30,4%) pela primeira vez desde março de 2020. No Brasil, o índice também é recorde.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o cenário reflete diretamente a política monetária.

“O resultado é reflexo dos juros altos praticados atualmente no país. A Selic está em 15%, o maior patamar em quase 20 anos. Somado a isso, enfrentamos uma inflação acina da meta estabelecida pelo Banco Central”, destacou.

Famílias de baixa renda são as mais impactadas

O estudo revela que a situação é ainda mais grave para famílias com renda de até dez salários mínimos, onde a inadimplência alcança 38,8%. Outro dado preocupante é que 9,1% das famílias declararam não ter condições de pagar dívidas futuras, acima da média histórica de 8,6%.

Endividamento e perfil das dívidas

Apesar do avanço da inadimplência, o indicador de endividamento – que inclui compras parceladas e financiamentos – caiu levemente, de 71,8% para 71,5%. Mesmo assim, continua abaixo da média nacional (78,8%).

Segundo a economista Edilene Cavalcanti, “o endividamento, por si só, não é algo necessariamente ruim. Quem financia um imóvel, por exemplo, está endividado, mas adquirindo um patrimônio. O problema é quando as contas não são pagas — o que configura inadimplência”.

O cartão de crédito segue como o principal tipo de dívida, concentrando 82,8% dos casos, cinco pontos percentuais a mais que no mês anterior.

LEIA TAMBÉM  Mega-Sena acumula e próximo prêmio é de R$ 17 milhões

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Declaração de IR já pode ser enviado nesta segunda

Os contribuintes podem acertar as contas com o Leão. Começa às 8h desta segunda-feira...

ExpoGuatambu espera 30 mil visitantes em três dias de feira

O município de Guatambu está em contagem regressiva para a 5ª ExpoGuatambu. O evento...

Mega-Sena sorteia R$ 13 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 2.988 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça-feira (24), a...

Deputado propõe taxar cebola importada em SC para proteger produtores em meio à crise

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa...