domingo, 25 fevereiro, 2024

Defesa Civil divulga nota Hidrometeorológica para os próximos três dias

Compartilhe essa notícia:

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para os dias 11, 12  e 13 de outubro de 2023. 

A última semana foi marcada por dois períodos de chuva volumosa no estado: o primeiro entre terça (03) e quarta-feira (04) e o segundo entre sábado (07) e domingo (08). Ao longo destes dias, a precipitação ficou acima de 300 mm em algumas cidades do Meio-Oeste e do Vale do Itajaí, segundo estações de monitoramento da Secretaria da Proteção da Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram. Houve registro de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, que ainda persistem em algumas cidades de Santa Catarina.

Na quarta (11) e na quinta-feira (12), uma nova frente fria deixa o tempo instável em todo o estado. A chuva começa pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre a manhã e a tarde desta quarta-feira (11), avançando para as demais regiões no decorrer do dia. A chuva ocorre de forma persistente e abrangente ao longo da quinta-feira (12) em todas as regiões. Há condições para temporais no estado, entre o final da manhã de quarta (11) e manhã de quinta-feira (12), principalmente entre o Grande Oeste e o norte catarinense, com chuva pontualmente intensa, descargas elétricas, vendaval e queda de granizo. Os acumulados de precipitação variam de 70 a 100 mm em média nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, com pontuais que ultrapassam os 100 mm. No Extremo Oeste os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. 

Na sexta-feira (13), a frente fria se afasta e a chuva perde força gradualmente, mas ainda ocorre com fraca intensidade na faixa leste e norte do estado. 

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

As chuvas ocorridas durante o final de semana fizeram com que os níveis dos rios catarinenses aumentassem, atingindo níveis de emergência, nas Bacias Hidrográficas do Rio Itajaí, Rio Negro, Rio Canoas, e Rio das Antas. Nesta quarta-feira (11) diversos pontos ainda se encontram em níveis de emergência, como na bacia hidrográfica do Vale do Itajaí e nos Planaltos. 

Devido a previsão de chuvas intensas e volumosas, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, destacamos as principais áreas atingidas neste evento.

Vale do Itajaí: o risco é muito alto para inundações, alagamentos e enxurradas.

Extremo Oeste e Oeste: o risco é alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Nas regiões de divisa com o Rio Uruguai o risco é alto para inundação gradual, devido aos acumulados de chuva na Bacia do Rio Uruguai.

Meio Oeste: o risco é alto para alagamentos, enxurradas e inundações, com destaque para a Bacia do Rio do Peixe, podendo atingir níveis de Alerta.

Planalto Sul: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações. 

Litoral Sul: o risco é alto para inundações graduais. Vale destacar atenção para as áreas de cabeceira, onde os níveis apresentam resposta mais rápida.

Grande Florianópolis: o risco é muito alto para enxurradas e alagamentos devido a resposta rápida dos rios Tijucas e Cubatão.

Planalto Norte: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações nas bacias da região, onde os níveis dos rios apresentam resposta mais lenta, mas já se encontram em níveis de emergência. 

Litoral Norte: o risco é alto para alagamentos e enxurradas.

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

 

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de...

Novo Projeto de Lei beneficia agentes comunitários 

Chapecó conta com aproximadamente 340 agentes comunitários de saúde (ACS) e 110 agentes de...

Polícia Civil realiza operação agora na Efapi

Drogas e munições foram apreendidas e várias pessoas foram conduzidas a central de plantão A...

Expo Guatambu 2024: empresas já podem se credenciar

Para expor na feira, empresas precisam de credenciar. O edital de credenciamento ficará aberto...