sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Como fidelizar clientes da Black Friday

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Com o fim da Black Friday, o Natal é a
próxima data que impacta diretamente as vendas do varejo online e, para os
empreendedores terem sucesso com ela, estratégias de fidelização são muito
úteis para vender novamente para os
mesmos consumidores.

Em levantamento realizado em 2022, a Nuvemshop – plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina
–, notou que as PMEs digitais faturaram R$230 milhões somente entre os dias
1º e 25 de dezembro.

Para ajudar os lojistas a descobrirem as melhores formas de fidelizar os clientes da Black Friday 2023 e alavancarem suas vendas para o Natal, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de empreendedorismo online da
Nuvemshop –, separou algumas dicas para que o faturamento dos empreendedores digitais aumente ainda mais neste final de ano. “Estratégias de fidelização são de suma importância no mundo do e-commerce, pois estão atreladas diretamente não só
às vendas, mas também na construção de reputação da loja”, explica Babi.

Confira as dicas da especialista sobre como fidelizar os clientes:

Entenda seu público: o empreendedor precisa identificar as características do seu comprador e definir estratégias baseadas nisso. Atentar-se principalmente a faixa etária, gênero, profissão e poder aquisitivo. “A primeira etapa
é a do planejamento. Mapear o seu público e trazer dados relevantes que possam ser utilizados para identificar as necessidades do cliente”, afirma Babi.
Proporcione uma experiência única: realizar um contato íntimo com o comprador, de forma orgânica, fazendo do uso de diversos meios de contato, através das redes sociais e do site, por exemplo. A especialista pontua a importância de fazer o envio de brindes e a realização de experiências diferentes no momento do unboxing, por serem ações de fácil realização. “Surpreender os compradores com brindes ou detalhes especiais tornam aquele momento único e aumentam as chances de voltarem a comprar naquela loja”, conta;
Desenvolva programas de fidelidade: definir um sistema de pontos após os pedidos, para incentivar as pessoas a continuarem comprando na loja e ganharem
descontos cumulativos. Babi realça que é uma estratégia simples e de bom retorno,
porque as promoções cumulativas tendem a atrair os clientes a gastarem mais e
conseguirem mais descontos. Uma das alternativas também é o cashback
temporário na próxima compra, pois motiva os consumidores a navegarem pela
loja buscando aproveitar a
oportunidade para pagar mais barato;
Descontos exclusivos: produzir descontos exclusivos para quem comprou na Black
Friday e irá recomprar no Natal. De acordo com Babi, os consumidores se atraem
com esse tipo de ação, pois envolve um sentimento único. “Para os consumidores, sentir-se especial é um dos motivos pelos quais optam por uma loja no momento da compra. Por isso é estratégico colher dados como a data de aniversário dos clientes e realizar promoções exclusivas”, conclui;

Valorize seus clientes: tratar os clientes com seu devido valor também é
fundamental. Ter um espaço para ouvi-los e compreendê-los é extremamente
necessário e estreita o contato entre comprador e vendedor.

Babi detalha que despertar o sentimento de proximidade e cuidado com seu público, torna seu negócio especial e atrai cada vez mais pessoas a se engajarem com a marca. “O
atendimento ágil e humanizado é o grande diferencial para um consumidor escolher entre uma loja e outra”, finaliza.

Sobre a Nuvemshop:


A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 120 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem
mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de
logística.

Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios
rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras. Em 2023 lançou o Nuvem
Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística, e adquiriu a Perfit como
unidade de negócios focada em automação de marketing.

Foto Agência Brasil

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