terça-feira, 16 setembro, 2025

Semana começa com tempo firme e termina com chuva e frio

Compartilhe essa notícia:

De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Santa Catarina começa a semana com predomínio de tempo firme, o estabelecimento de uma massa de ar fria mantém o tempo ensolarado, com pouca variação de nebulosidade, manhãs frias e tardes amenas e ao longo da semana as temperaturas devem subir aos poucos.

Estas condições de tempo firme se mantêm pelo menos até quinta-feira, 23, quando o processo de formação de uma frente fria começa a mudar as condições do tempo. Já na parte da manhã, os ventos ganham força do Grande Oeste ao Planalto Sul, devido ao processo de formação da frente fria. São esperados ventos de norte a noroeste, com velocidades médias por volta de 30 km/h e rajadas entre 50 km/h e 70 km/h. Assim, nestas áreas existe risco para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

No final da noite de quinta-feira, 23, podem ocorrer temporais e chuva intensa nas áreas mais próximas do estado do Rio Grande do Sul, em especial no Grande Oeste e estes temporais avançam rapidamente para as demais regiões catarinenses.

Entre a madrugada e manhã de sexta-feira, 24, o sistema deve atingir as regiões do Meio-Oeste e Planaltos, avançando para o Litoral até o início da tarde. Devido a intensidade das chuvas, são esperados alagamentos e enxurradas, sendo o risco maior na região do Grande Oeste e Planalto Sul. A sexta-feira termina com a entrada de mais uma massa de ar seca e fria na região, com queda acentuada das temperaturas e sensação de frio.

Vale destacar que este sistema também provoca ventos fortes no decorrer da sexta-feira, 24, mesmo após o enfraquecimento das chuvas. Nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis os ventos sopram de sudoeste, com velocidades médias por volta de 30 km/h e rajadas entre 50 e 70 km/h. Como resultado, também se espera agitação marítima, com ondas de até 3,0 m, risco de ressaca e alagamentos costeiros, devido à elevação da maré. Existe risco para atividades de navegação e pesca, esportes náuticos e também para erosão costeira. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.

Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

Em caso de agitação marítima, evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.

Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais. Procure se agasalhar e beber bastante água.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense estreia hoje na Copa Santa Catarina com foco na base

A Chapecoense estreia nesta quarta-feira (10) na Copa Santa Catarina, enfrentando o Concórdia às...

Santa Catarina publica nova portaria de biosseguridade na suinocultura

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) e a Cidasc publicaram nesta...

PMSC abre seleção para 484 agentes temporários; inscrições vão até 28 de setembro

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) abriu nesta terça-feira (9) o processo seletivo...

Dólar fecha em queda e atinge menor valor em 15 meses no Brasil

O dólar completou nesta sexta-feira (12) a terceira sessão consecutiva de queda e encerrou...