Os bancários estão em campanha salarial e farão, nesta quarta-feira (10), das 10h ao meio-dia, em Chapecó, um ato em frente à agência do Bradesco, no centro. A ideia é fortalecer a mobilização da categoria e buscar a solidariedade de clientes e da sociedade com as pautas dos trabalhadores.
Segundo o sindicato, “a campanha dos bancários é muito mais do que a luta por reajuste salarial. É reivindicar que os bancos tenham responsabilidade social, valorizem os funcionários, garantam empregos e um bom atendimento à população”.
Comparativos
Ainda de acordo com nota divulgada pelo sindicato, “somente no ano passado, os bancos lucraram R$ 144 bilhões, batendo um novo recorde. Mesmo assim, fecham agências e cortam postos de trabalho. Nos últimos cinco anos, 3.200 agências encerraram as atividades em todo o Brasil. No acumulado de 12 meses, encerrados em abril, os bancos cortaram 3.325 postos de trabalho. Entre 2012 e 2022, a categoria bancária sofreu redução de 79.500 postos de trabalho, uma realidade que resulta em sobrecarga para os funcionários e atendimento precarizado para os clientes”.
“Os bancos fazem parte do setor mais lucrativo da economia brasileira, mas têm demitido em massa, pressionado os funcionários com metas abusivas e sobrecarga de trabalho, o que tem provocado o adoecimento de muitos colegas. Queremos reforçar nossas pautas e dialogar com a população, que também tem sido prejudicada com as reestruturações”, salienta o presidente do Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região, Cesar Mazzolli.
Texto e foto: divulgação