sexta-feira, 18 outubro, 2024

Raça Brangus expande atuação em Santa Catarina

Compartilhe essa notícia:

Animais estarão à disposição do público durante a Expo Chapecó, entre os dias 17 e 20, no parque da Efapi

A utilização de genética Brangus com foco na produção de animais que performam bem em diferentes climas e ambientes e entregam carcaças de alta qualidade, cresceu entre criadores catarinenses. Nos últimos cinco anos (2019 – 2023), segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), o estado registrou alta de 207% na utilização de sêmen Brangus. O que pode ser explicado, segundo o presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Cacaio Osório, pelo crescente interesse de pecuaristas em produzir de forma eficiente, lucrativa e, ao mesmo tempo, sustentável. 

Foto: Gustavo Rafael / Divulgação

“A Brangus vem ganhando espaço em todo o Brasil por ser uma excelente opção para quem busca animais com destacada capacidade de adaptação, precocidade, alta competitividade, giro rápido e qualidade de carne”, aponta. A entidade tem 34 sócios em Santa Catarina.

O potencial da raça estará em exposição na Expo Chapecó, que terá início nesta quinta-feira (17) e encerra no domingo (20) no Parque de Exposições Valmor Lunardi, em Chapecó (SC). A programação da Brangus na mostra começa na quinta-feira com a admissão de animais a partir das 8h30min. Na sexta-feira (18), a entidade promoverá o Radar Brangus, iniciativa focada em ouvir a demanda dos associados e disponibilizar informações de qualidade sobre a raça, a partir das 16h. Logo em seguida, às 18h, será realizado o ‘Asadito’ Brangus, com degustação de um assado de qualidade.

O julgamento dos exemplares da raça será no sábado (19), às 8h30min. A disputa, que será comandada pelo jurado e inspetor técnico da ABB Gerson de Lima, contará com 63 animais, de 14 expositores. Serão 18 exemplares de argola (14 fêmeas e 4 machos), 30 individuais rústicos (12 fêmeas e 18 machos) e 15 rústicos julgados em trios (12 fêmeas e 3 machos). No mesmo dia, a associação realizará a entrega de prêmios, a partir das 18h, e colocará à venda 30 animais, sendo 20 touros e 10 fêmeas, além de 5 pacotes de embriões, de propriedades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná em remate às 19h.

Programação:

17/10 (quinta-feira)

8h30min – Admissão    

18/10 (sexta-feira)

16h – Radar Brangus

18h – ‘Asadito’ Brangus                                                                                                      

19/10 (sábado)

8h30min – Julgamento Brangus

18h – Entrega de prêmios

19h – Leilão

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

700 municípios não respeitaram cotas para mulheres nas eleições

Pela Lei, os partidos são obrigados a ter pelo menos 30% de mulheres concorrendo...

Homem tenta se esconder no forro para não ser preso

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu na tarde  de sexta-feira (11) no bairro...

Remoção de fakes e discurso de ódio será votado em novembro

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 27 de novembro o julgamento...

BRDE quer ampliar parceria para atender demanda na região Sul

Com uma demanda crescente por novos financiamentos a projetos de inovação, o BRDE está...
error: Este conteúdo é protegido !!